Macaé News
Cotação
RSS

Provinha Brasil será aplicada em 46 escolas de Macaé

Publicado em 10/04/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Quarenta e seis escolas da rede municipal de ensino participam  na próxima segunda (14) e terça-feira (15) da primeira etapa da Provinha Brasil. O objetivo é verificar a aprendizagem de leitura, escrita e conhecimentos matemáticos de 3.257 alunos de 145 turmas do segundo ano de escolaridade. 

As provas, que começaram a ser distribuídas nesta quinta-feira (10) para as unidades municipais de ensino, serão aplicadas pelos próprios professores das turmas, também responsáveis pela correção da avaliação. 

De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano de escolaridade. 

Com 20 questões de múltipla escolha, a avaliação vai abranger, no primeiro dia, textos e questões com interpretação e divisão silábica. Já na terça-feira a prova terá questões voltadas para habilidades e competências de Matemática, que devem ser adquiridas na alfabetização. 

Após a correção, o resultado das avaliações será encaminhado para a Coordenação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da secretaria de Educação, que enviará os dados para o Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a expectativa da Prefeitura de Macaé é obter bons resultados. “Após as etapas da Provinha Brasil, a previsão é que sejam adotadas estratégias pedagógicas, que visam contribuir na gestão do ensino. Com isso, os professores e gestores terão acesso a informações, que vão auxiliar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”, finalizou. 

O próximo passo do ensino municipal é aplicar a segunda etapa da Provinha Brasil e a Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana)  no quatro bimestre, ou seja, no final do ano letivo.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário