Macaé News
Cotação
RSS

Programação no Teatro irá comemorar o Dia da Criança

Publicado em 01/10/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


As atividades culturais visam promover o lazer e a sociabilidade educativa, valorizando a criança de modo a estimular a coletividade

As atividades culturais visam promover o lazer e a sociabilidade educativa, valorizando a criança de modo a estimular a coletividade

A Secretaria Municipal de Educação vai comemorar o Dia da Criança com programação nesta quarta (3) e quinta-feira (4), no Teatro Municipal de Macaé, no Centro, com entrada franca. As atividades culturais visam promover o lazer e a sociabilidade educativa, valorizando a criança de modo a estimular a coletividade, a integração entre as escolas municipais e possibilitar um ambiente atrativo para livre expressão.

Na abertura, quarta-feira (3), haverá apresentação da Orquestra de Violões do Projeto Música Encantada do Rio de Janeiro, em três horários 9h, 14h e 15h. No dia seguinte, quinta-feira (4), será a vez da Corporação Musical Geraldo Bernardo Alves, do Colégio Municipal Jacyra Tavares Duval, às 9h; apresentação de dança com alunos convidados do Colégio Reino da Alegria (Ceia) e coreografia Moana – Um Mar de Aventuras; às 9h15, também dança do Colégio Renato Martins, com o País Tropical; às 9h30, mais dança com o Colégio Maria Letícia Santos Carvalho do Pop ao K-Pop, com o coreógrafo Renato Mota; às 9h45, apresentação musical da aluna Mirella Rocha Neves da Silva, do Colégio Generino Teotônio de Luna.

A programação prosseguirá, na parte da manhã, com apresentação, às 10h, da equipe de dança do Cemeaes, coreografia Beyond, com a professora Caroline Bergamini; e, às 10h15, será a Dança do Passinho, do Colégio Samuel Brust. As atividades continuam à tarde, às 14h, com banda MPB Groove, do Colégio Zelita Rocha; às 14h15, apresentação de balé clássico da Escola Municipal de Dança, com a Valsa dos Sonhos, do coreógrafo Eduardo Mury; e, às 14h30, dança contemporânea, da Escola Municipal de Dança, coreografia Carmem, com a coreógrafa Luize Helena Pessanha.

Também haverá apresentação, às 15h, da equipe de dança do Cemaes do Aeroporto, coreografia Movimento é Alegria, com a professora Bianca Lenyta Amorim; às 15h15, Dance Company AGP, do Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel, coreografia Mix Dance, com o professor Marcelo Nascimento; e, às 15h30, Danças Urbanas com o Grupo ZZH2. A programação foi elaborada pela equipe da Coordenadoria de Cultura, da Superintendência de Educação Integrada, sob responsabilidade de Janaína Pinheiro.

O projeto Música Encantada foi convidado pela Secretaria de Educação de Macaé para abrir a programação das crianças porque é um trabalho cultural gratuito de educação musical com crianças e adolescentes de uma das regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio. Elas têm aulas de violão, flauta, canto, violino e teoria musical. Além disso, participam de oficinas de educação complementar e recebem acompanhamento de psicólogo e assistente social.

Dentro desta iniciativa nasceu a Orquestra Violões Encantados, formada por alunos do projeto, que já participaram de apresentações em uma série de eventos e shows, no Brasil e no exterior, sendo exemplos para os estudantes. O projeto foi desenvolvido a partir da iniciativa voluntária do músico Daniel Sant´Anna, que há 14 anos se propôs a dar aulas de violão a jovens da comunidade Terra Encantada. Atualmente, atende cerca de duas centenas de crianças e adolescentes em uma região onde o violão, sobretudo a música, se tornou uma alternativa de futuro.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário