Macaé News
Cotação
RSS

Cultura lança ‘Quintas no Museu’

Publicado em 26/09/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A proposta da Secretaria de Cultura é sensibilizar o participante e disseminar o conhecimento

A proposta da Secretaria de Cultura é sensibilizar o participante e disseminar o conhecimento

Handmade’, produtos feito à mão, será o tema do primeiro ‘Quintas no Museu’, projeto que terá início nesta quinta-feira (27), das 14h às 18h, e prosseguirá todas as quintas-feiras, no jardim do Solar dos Mellos – Museu da cidade de Macaé. O evento é gratuito e aberto ao público. O museu está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. A proposta da Secretaria de Cultura é sensibilizar o participante e disseminar o conhecimento e a informação num ambiente acolhedor que estimula a convivência. Durante o ‘Quintas no Museu’, microempreendedores do setor de gastronomia urbana vão estar presentes com lanches e doces.

A primeira oficina do ‘Quintas no Museu’ priorizará a troca de informações. Por isso, foram convidados para ela grupos do segmento do artesanato que desejam compartilhar trabalhos voltados para a proposta do ‘handmade’. “Este conceito remete à busca de novas possibilidades de criação, utilizando-se técnicas tradicionais. O objetivo é reciclar e inovar, dando um caráter singular e divertido ao produto. O ‘handmade’ apresenta uma perspectiva diferente para o design dos produtos. Ele retorna a matéria-prima do artesanato e das artes plásticas e propõe uma fuga aos padrões tradicionais de designer. Assim, criar uma peça ou um projeto de ‘handmade’ é apostar na criatividade, na tendência e na experiência”, explica a coordenadora da ação, Cláudia Barreto.

"Este primeiro ‘Quintas no Museu’ será um laboratório a céu aberto. O projeto vai transformar o Solar dos Mellos num ponto de encontro semanal para trocas de técnicas e de experiências que vão estimular a criatividade. O museu será um lugar para se compartilhar e conviver. Os convidados de cada edição vão oferecer palestras a fim de transmitir a sua técnica ou a sua arte. Estarão conosco professores de artesanato, arquitetos de interior, fotógrafos, entre outros relacionados ao designer de produtos", diz a diretora do museu, Viviane Chaves.

O ‘Handmade’ tem sido uma alternativa entre os que procuram se diferenciar de maneira criativa, pois ele permite inúmeras possibilidades e ao mesmo tempo não exclui a prática tradicional. Assim, fugir do convencional e apostar nas novas tendências é uma forma de descobrir inovação para se destacar no mercado. No Solar dos Mellos, o projeto contará com a participação de diversos ateliês da cidade que vão atuar de forma compartilhada e colaborativa para a criação de customizações e de novas coleções. A meta é a produção de um desfile coletivo a fim de ampliar e dinamizar as inter-relações de produção.

Durante os encontros semanais nos banquinhos do museu serão disponibilizados livros para serem lidos e comentados no local, porque o ‘Quintas no Museu’ pretende a integração entre arte e história, ao sabor da gastronomia popular. Não é necessário se inscrever previamente para participar dos eventos. Mais informações pelo telefone 2759-5049.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário