Macaé News
Cotação
RSS

Museu abre 12ª Primavera e exposição na segunda-feira

Publicado em 14/09/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Um tributo ao Museu Nacional, que sofreu um grande incêndio aos 200 anos de sua criação, homenagem que se estende a todos os museus no país. Assim será a ‘12ª Primavera dos Museus’ que convida moradores e turistas para visita. A programação começará nesta segunda-feira (17), às 14h, e vai até sábado (22), às 18h. Também será aberta a exposição ‘Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias’, para todas as idades, com visitas guiadas por historiador. O tema de 2018 do evento nacional é ‘Celebrando a Educação em Museus’.

"Vamos enfatizar o papel dos museus como espaços de troca de experiências, dinamizar o Solar dos Mellos de forma que absorva a diversidade cultural de Macaé. Uma das estratégias para isso é levar a educação para dentro do museu. Estamos abrindo os portões e, no sábado (22), até fechando a rua para receber a sociedade", diz o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

A cerimônia de abertura no Solar dos Mellos será na segunda-feira (17), às 14h, com apresentação de Dança da Escola Municipal de Dança (EmDança) e a exposição que tem a curadoria de Cláudia Barreto. Na terça-feira (18), na quarta-feira (19) e na quinta-feira (20) o historiador, Bruno Rodrigues, conduzirá o público, às 10h e às 15h, em uma visita guiada pela exposição, que também será oferecida na sexta-feira (21), às 10h.

Cláudia Barreto promete uma viagem sensorial em três tempos de Macaé, desde o seu período Colonial, passando pelo Imperial, até a República. A proposta é envolver públicos de todas as idades em uma experiência divertida que despertará a curiosidade para a história local.

“Estamos abrindo para a sociedade de Macaé os portões do museu, disponibilizando também os jardins para poetas, músicos, artesãos e expositores, para que todo o público se sinta parte desta história que também é dele”, ressalta a diretora do Solar dos Mellos, Viviane Matos Chaves.

Programação

Terça-feira (18) - 19h às 21h - Palestra ‘Pelo caminho das Letras: história, educação e memória’, com a doutoranda (UERJ) e mestre (UERJ) em Educação, Cultura e Comunicação, Eliana Santos da Silva Laurentino.

Quarta-feira (19) - 15h - Ensaios Abertos da Orquestra Popular de Macaé (OPM) com músicos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). 

19h - ‘Café Literário’ do museu, que irá reunir diversos grupos de poetas da cidade de diferentes ‘tribos’.

Quinta-feira (20) - 19h às 21h -  &39;Mesa Redonda: Educação nos museus’, tema: ‘Educação Museal: novos paradigmas pela diversidade cultura e universalização dos museus’, com a coordenadora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e museóloga, Luciene Figueiredo. Tema ‘Registro fotográfico: preservação da memória pela imagem e construção de identidade’ , com o fotojornalista Romulo Campos. ‘Patrimônio cultural sob a perspectiva turística, com o turismólogo da Secretaria Adjunta de Turismo de Macaé, Erick Coelho. O mediador da mesa será o historiador do Solar dos Mellos, Bruno Rodrigues. 

Sexta-feira (21) - 18h às 20h - ‘Exibição de Trabalhos’ em vídeo desenvolvidos durante a primeira ‘Oficina de vídeos com celular’, coordenada pelo publicitário e produtor, Hélder Santana, e participação do Prof. Dr. Rafael Costa (Nupem/UFRJ), com a Equipe do Núcleo de Arte, Mídia e Educação do Nupem UFRJ e ainda participação da fotógrafa Claudia Barreto e do cineasta e teatrólogo, Marcelo Tosta.

Sábado - 9h30 às 18h -  Ocupação de toda a rua Conde de Araruama com venda de produtos artesanais e gastronomia popular. A programação será para toda a família. Contação de História com Margarida Barcelos do Grupo HistoriArte, às 9h30. Show ‘Circo a Céu Aberto’ de Fabiano Freitas, das 10h às 12h. Apresentação grupos de Dança e de Capoeira do Polo de Cultura da Fronteira. Fechando a ‘12ª Primavera do Museus’, professores da Emart darão um show de Choro, em um resgate do mais tradicional ritmo da cultura macaense.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

› FONTE: Secom Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: