Macaé News
Cotação
RSS

Prefeitura e SENAI qualificam profissionais em Rio das Ostras

Publicado em 09/04/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Cursos capacitam 50 alunos para os segmentos de Caldeiraria e Eletrotécnica

Cursos capacitam 50 alunos para os segmentos de Caldeiraria e Eletrotécnica

Graças a uma parceria entre a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Senai, Rio das Ostras ganhou na noite desta terça-feira, dia 8, mais 50 profissionais para os segmentos de Caldeiraria e Eletrotécnica. A solenidade, realizada no Auditório Inayá Moraes D’ Couto, no centro, contou com a participação de dezenas de convidados.

Os cursos tiveram a duração de cinco a seis meses, entre aulas teóricas e práticas, nas quais os novos profissionais aprenderam os ofícios de Cortador de Chapas Metálicas, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Programador de Sistemas e Traçador de Estruturas Metálicas.

O prefeito Sabino compareceu ao evento e parabenizou os formandos. “Vocês tiveram o desejo e a força de vontade de conquistar uma qualificação profissional. Quem tem garra e sonho vence. A resposta que a Administração quer dar para vocês é a empregabilidade. Desejamos que vocês sejam disputados pelo mercado de trabalho”, afirmou.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, ressaltou que a maioria dos formandos já trabalha na área. “Rio das Ostras é um município novo, só tem 22 anos. É importante para a Prefeitura formar 50 pessoas qualificadas em cursos com a chancela do SENAI, com mais de 70 anos de atuação bem-sucedida. Estamos satisfeitos em fazer parte da história de sucesso destes alunos”,  disse.

Para a pedagoga da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Marluce Villela da Costa Dias, os formandos terão uma excelente receptividade nas empresas na região porque o SENAI, em parceria com as indústrias, define o conteúdo dos cursos sempre com foco nas demandas do mercado. “Esta parceria da Prefeitura com a Firjan é vitoriosa. Nossa missão é preparar os alunos para as empresas”, destacou.

MERCADO DE TRABALHO – Formando dos cursos de Cortador de Chapas Metálicas e Traçador de Estruturas Metálicas, Welington Oliveira Santos aposta na certificação para conquistar um novo emprego. “Trabalho há seis anos no comércio. Quando me matriculei nestes cursos oferecidos pela Prefeitura minha intenção era obter novos conhecimentos e oportunidades. Darei, com certeza, um futuro melhor para minha família”, revelou.

A jovem Sara Araújo Souza Cop, aluna da turma de Cortador de Chapas Metálicas, elogiou a qualidade das aulas. “Não adianta fazer um curso sem reconhecimento. Hoje as empresas priorizam a qualificação. Atuo na área de Projetos e as aulas me ajudaram com a leitura de desenhos industriais. A parte técnica do curso é muito forte.”

Também estiveram presentes à formatura a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelma Ferreira; e o presidente da OstrasPrev, Marcelo de Abreu.


BANCO ONLINE –  Ao final do evento, a Secretária Eronei Leite anunciou a criação do Banco de Currículos, que em breve será hospedado na página da Secretaria. “Daremos a oportunidade dos formandos hospedarem seu currículo, gratuitamente, neste banco online, que poderá ser acessado pela área de Recursos Humanos das empresas. Já visitamos diversas indústrias para divulgar o serviço. Esta ferramenta será fundamental para conseguir um emprego”, informou.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário