Macaé News
Cotação
RSS

Consultório de Odontopediatria realiza cirurgias de correção de freio lingual

Publicado em 30/08/2018 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Somente neste ano, 81 crianças receberam o procedimento, que dura em média dez minutos. O bebê é liberado na hora

Somente neste ano, 81 crianças receberam o procedimento, que dura em média dez minutos. O bebê é liberado na hora

Quando um bebê apresenta dificuldades para mamar no peito, inicialmente se investiga o frênulo da língua, que pode ser diagnosticado por meio do teste da linguinha, ofertado gratuitamente pela Secretaria de Saúde logo após o nascimento. O Consultório de Odontopediatria e Bebês do município realiza a cirurgia para correção do freio lingual, a frenotomia. Somente neste ano, 81 crianças receberam o procedimento, que dura em média dez minutos. O bebê é liberado na hora.

A alteração de frênulo lingual pode apresentar dificuldades de amamentação, porém, tardiamente, outros fatores podem surgir, como problemas na fala, na alimentação, mobilidade da língua, deglutição, dificuldades dentárias, além de insatisfações sociais.

Foi o caso do John Pereira, de apenas dois anos. Seu pai, Ivanil Francisco, percebeu que seu filho ainda não apresentava indício de fala e decidiu procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagomar, bairro onde vive. "Meu filho não falava nada e ainda apresentava dificuldades para mastigar. Da UBS, ele foi encaminhado ao Consultório de Odontopediatria e Bebês. Logo,  John fez o procedimento, que foi rápido e tranquilo. Em apenas 15 dias já percebi meu filho emitindo sinais de fala e se alimentando melhor", destacou.  

Já no caso do pequeno Nathan Pires, de dois meses, o diagnóstico veio logo após o nascimento, quando sua mãe, Milene Franco, observou a dificuldade do seu filho ao ser amamentado. "A barreira na amamentação é um grande desconforto para o recém-nascido. Ele está realizando a cirurgia neste momento e estamos todos ansiosos, pois, assim que acabar o procedimento, o recomendado é oferecer leite materno", pontuou Milene.

De acordo com a coordenadora do projeto, Carla Bittencourt, o procedimento é conduzido por um odontopediatra. A correção é indicada para pacientes de qualquer idade e o tempo médio de recuperação é de um dia. A ação conta com uma parceria com o Grupo de Amamentação de Macaé.

"É importante frisar que, hoje, o Consultório de Odontopediatria e Bebês não conta com filas para realizar o procedimento. Após encaminhamento do fonoaudiólogo, que pode ou não ser emitido durante o teste da linguinha, o responsável deve procurar o consultório para agendar a cirurgia. Assim que termina, o bebê já mama normalmente sem problemas ou desconforto", observou a coordenadora.

Carla acrescentou que a cirurgia tem que ser feita o mais breve possível para a criança se desenvolver melhor. Então, se a mãe perceber que o bebê tem dificuldade na amamentação ou se não está ganhando peso ao longo dos dias, é recomendado procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o próprio Consultório de Odontopediatria e Bebês.

Teste da linguinha

O teste da linguinha é um exame padronizado, que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar. É uma exigência do Sistema Único de Saúde (SUS) desde dezembro de 2014. De acordo com a Lei 13002/2014 é obrigatória a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências.

O Consultório de Odontopediatria e Bebês funciona dentro do Centro de Especialidades Odontológicas de Macaé (CEO), localizado na Rua Velho Campos, 566, no Centro. O atendimento é de segunda a sábado, de 8h às 19h.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: