Macaé News
Cotação
RSS

Termina na próxima sexta-feira (11) a votação da 3ª edição do Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro

Publicado em 09/04/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Fado de Quissamã está entre os concorrentes do Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012/2013 e a votação terminará na próxima sexta-feira (11). O concurso é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, cujo objetivo principal é contemplar e dar visibilidade à diversidade cultural do estado, respeitando, assim, a vocação de cada região.

Os vencedores serão escolhidos por votação popular, via internet, pelo site http://www.cultura.rj.gov.br/premio-de-cultura e conhecidos durante três dias de música, dança, teatro, jongo, caxambu, circo, folia de reis, artes visuais, gastronomia e artesanato na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, de 9 a 11 de maio.

Será escolhido algo típico de cada uma das 10 regiões do estado: Baixada Litorânea, Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte Fluminense, Serrana, Metropolitana Leste, Metropolitana Baixada, Metropolitana Rio de Janeiro, a mesma divisão regional do Plano Estadual de Cultura.

A Coordenadora de Cultura e Turismo, Marta Medeiros, falou sobre o fato do Fado de Quissamã estar concorrendo ao Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro. “Foi uma surpresa muito agradável saber que o Fado está inscrito. Contamos com a população do município para colocá-lo em primeiro lugar dentro da região Norte Fluminense”, declarou.

A dança é um bailado de origem afro-brasileira ainda ativo no município. O Fado é até hoje uma das poucas heranças culturais que retratam uma época de prosperidade e efervescência na região Norte Fluminense, quando, no final do século XIX, viveu seu grande momento de esplendor econômico.

“Em todas as reuniões que temos participado na área da cultura, falamos sobre a importância histórica do Fado. Atualmente, a nossa maior preocupação, é que seja desenvolvido um projeto de salvaguarda e tombamento da dança típica como patrimônio da cultura brasileira”, conclui Marta, que ainda reiterou o pedido de votos para elegermos o Fado e darmos mais visibilidade a essa manifestação cultural.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário