Macaé News
Cotação
RSS

Vacinação antirrábica é realizada na Região Serrana

Publicado em 20/08/2018 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Equipes de Agentes de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nesta segunda-feira (20), na localidade de Areia Branca, Região Serrana, para realizar a vacinação antirrábica. A campanha acontece sempre de 9h às 16h e, em caso de chuva, a programação será adiada. Devem ser imunizados animais a partir dos quatro meses. Até o momento 11.469 cães e 2.508 gatos passaram pelo procedimento. A campanha seguirá até setembro e a meta é atingir 24.096 animais.

De acordo com o cronograma do CCZ, a vacinação segue nesta terça-feira (21), na Bicuda Grande (volante); quarta-feira (22) na Bicuda Pequena (em frente ao posto de Saúde); quinta-feira (23), no Serro Frio (volante) e sexta-feira (24), na Barra do Sana (volante).

O animal não pode estar doente e deve ser levado por um adulto com a carteira de vacinação. Em caso de fêmeas que estejam amamentando ou esperando filhotes, a imunização não é recomendada.

Antirrábica - A vacina antirrábica protege os animais contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos. A raiva afeta o sistema nervoso central, podendo evoluir para óbito da pessoa contaminada.

Orientações em caso de mordida ou arranhão feito por animal:

• Lave bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva;

• Deixe o ferimento descoberto e não faça curativo;

• Procure imediatamente um Centro de Saúde para o tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresente aparentemente sadio.

• Observe a orientação do médico e não interrompa o tratamento sem autorização.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800-0226461 ou pelo email cczmacae@yahoo.com.br.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário