Macaé News
Cotação
RSS

SEME Cabo Frio promove CineAfro e Indígena

Publicado em 08/04/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio do Departamento de Formação Continuada (DEFOC), está exibindo filmes com rodada de debates sobre temas voltados para a história e cultura afro-brasileira e indígena. Os filmes serão exibidos sempre às quartas-feiras, a partir das 18h10min, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi, e serão ministrados pelo professor formador José Alexandre.

De acordo com a professora Tarsiana Almeida, diretora do DEFOC, a rodada de debates vai permitir aos professores subsídios teórico-metodológicos para a aplicação da Lei 11.645/08 que institucionaliza o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas que ofereçam o Ensino Fundamental e Médio.

CineAfro e Indígena é parte dos cursos de Formação Continuada e os participantes receberão declaração de carga-horária. Jaqueline do Couto, coordenadora pedagógica do DEFOC, explica que a oferta dos cursos com formato diferenciado foi estratégia para apresentar, na prática, recursos diversificados para abordagens de temas afro-brasileiros e indígenas.

 – O objetivo é que o professor reflita sobre os estereótipos e preconceitos construídos ao longo da história do Brasil repensando  suas práticas pedagógicas. Tudo isso também faz parte do processo de reconstrução do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas. Afinal, a escola, quando bem articulada, é o espaço de construção, não só do conhecimento, mas, também, de formação da identidade, de valores, emoções e de interação social, complementa.

Os interessados já podem se inscrever, pois o primeiro filme será Populações Indígenas – Expedições, na próxima quarta-feira, dia 09 de abril. Basta se dirigir Centro de Estudos Natália Caldonazzi, que fica na Rua Coronel Ferreira, nº 221, no bairro Portinho, ou ligar para o telefone (22) 99287 8631.

                Confira a programação completa:

Datas

Filmes

Público-alvo

09/04

Populações Indígenas - Expedições

Educação Infantil ao Ensino Médio

16/04

Terras Indígenas - Expedições

Educação Infantil ao Ensino Médio

30/04

As aventuras de Azur e Asmar

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

07/05

A negação do Brasil- O negro nas telenovelas

Ensino Fundamental ao Ensino Médio

14/05

Amistad

Ensino Fundamental ao Ensino Médio

21/05

Quilombo

Ensino Fundamental ao Ensino Médio

28/05

Hotel Ruanda

Ensino Fundamental ao Ensino Médio

04/06

Kiriku e Feiticeira

Educação Infantil 

 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário