Macaé News
Cotação
RSS

Prefeitura de Macaé mantém bibliotecas e estimula leitura

Publicado em 15/08/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Quem deseja praticar, em Macaé, a Biblioteca Municipal fica na Rua Teixeira de Gouveia, 641, antiga Igreja Batista

Quem deseja praticar, em Macaé, a Biblioteca Municipal fica na Rua Teixeira de Gouveia, 641, antiga Igreja Batista

"Um país se faz com homens e com livros". A frase de Monteiro Lobato ilustra a variedade de estética literária encontrada nas bibliotecas municipais, como publicações de contos de fadas, biografias, romances e poesias. Não importa o gênero, os livros sempre são ótimas companhias e grandes professores. Mais do que lazer, o hábito de ler desenvolve a imaginação, a criatividade, a escrita e a interpretação. Em Macaé, as bibliotecas têm o papel de estimular no cidadão a prática da leitura.

Com um acervo de 45 mil livros, a Biblioteca Municipal de Macaé, no Centro, recebe alunos, aposentados, adultos e crianças. Com apenas 13 anos, o estudante Bruno Henrique é presença certa. "Estudo de manhã e à tarde sempre venho aqui, adoro histórias em quadrinhos e de ação", disse o pequeno leitor, que chega a ler três títulos por semana.

Para a bibliotecária Juçara de Souza, nada melhor do que a leitura para melhorar a escrita, a fala e a forma de se expressar. "Ler é vida, em todos os sentidos, é a minha vida pessoal, profissional. A leitura faz com que você viaje sem sair do lugar", afirmou.

O estímulo à leitura vai além. A pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional, conduzida pelo Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa, aponta que apenas 22% dos brasileiros que chegaram à universidade têm plena condição de compreender e se expressar. Para a pedagoga da rede municipal, Tatiane Cordeiro, a leitura é determinante para a formação do cidadão. "O objetivo da leitura não é somente aprender: tem que ser mais do que decodificar as palavras, é preciso interpretar e compreender, e assim teremos cidadãos capazes de atuar na sociedade", ressaltou a pedagoga, acrescentando a importância do educador despertar o interesse no aluno pela prática.

Quem deseja praticar, em Macaé, a Biblioteca Municipal fica na Rua Teixeira de Gouveia, 641, antiga Igreja Batista e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. No bairro Aeroporto, a Biblioteca Professora Tarsila Poiares Carneiro da Silva está localizada na praça principal e está aberta de 8h às 17h. Também na Praça das Malvinas, a unidade funciona às terças e quintas-feiras, de 8h às 17h. Já na Região Serrana, a Biblioteca Pública Municipal Professora Henriqueta da Costa Marotti está localizada na rua principal do distrito serrano de Glicério, de segunda a sexta, de 8h às 17h.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário