Macaé News
Cotação
RSS

Educação divulga os três vencedores do concurso ALMa de poesia

Publicado em 15/08/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Os três vencedores da primeira edição do concurso Alvíssaras Literárias de Macaé (ALMa) foram conhecidos nesta quarta-feira (15). As poesias “Desta Água Não Bebereis”, de Jair Lisboa dos Santos; “Felicidade”, de Aline de Freitas Alvarenga Dias; e “Capricórnio”, de Yohane Cardoso da Costa, pela ordem, receberam as notas máximas dos jurados.

Os autores vencedores serão homenageados em data a ser definida pela organização do concurso, a Universidade Livre, da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O concurso também premiará até o décimo lugar com uma seleta de livros e os três campeões receberão ainda troféu e uma coleção de livros de poesia contemporânea.

O campeão Jair dos Santos é engenheiro elétrico e mora em Copacabana, no Rio de Janeiro; a segunda colocada, Aline Dias, é moradora do bairro Engenho da Praia, em Macaé, e aluna do curso de Psicologia da Unesa; e Yohane Cardoso, bacharelanda em Direito pela UFF-Macaé, moradora no Bairro Sol y Mar.

O concurso foi aberto aos poetas, brasileiros ou não, residentes no Estado do Rio de Janeiro por mais de dois anos, e as obras inscritas são inéditas, com tema livre e uma poesia por autor. Para a seleção das obras foi formada comissão com profissionais ligados às áreas de língua portuguesa, literatura e comunicação.

O projeto – ALMa quer investir na efervescência cultural em um Brasil, que já ofereceu e oferece à Literatura Brasileira, em toda a sua história e em todos os movimentos importantes, excelentes jovens poetas, como Casimiro de Abreu, passando por Vinicius de Moraes, Leminski e Angélica Freitas. Pretende também dar oportunidade a novos escritores do estado. Já dizia Octavio Paz: “é preciso socializar a palavra poética e transformar a sociedade em um poema coletivo”.

Conforme o edital, os poetas participantes autorizam a publicação dos seus textos.

Confira as poesias na íntegra nos links:

1º lugar - http://www.macae.rj.gov.br/midia/uploads/Alma%20-%201%C2%BA%20lugar(1).pdf

2º lugar - http://www.macae.rj.gov.br/midia/uploads/Alma%20-%202%C2%BA%20lugar(1).pdf

3º lugar - http://www.macae.rj.gov.br/midia/uploads/Alma%20-%203%C2%BA%20lugar.pdf

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário