Macaé News
Cotação
RSS

Exposição "Três Vezes Rio" é inaugurada na Alerj

Publicado em 02/08/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A exposição “Três Vezes Rio”, do fotógrafo e artista plástico Aristides Corrêa Dutra, inaugurada nesta quarta-feira (01/08) no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), reflete distintos olhares sobre a beleza arquitetônica carioca. A mostra do fotógrafo capixaba é uma rememoração de sua vivência em diferentes lugares da cidade, onde mora há mais de 20 anos. Da riqueza colonial ao contemporâneo, transcorrendo pelo neomedievalismo e nacionalismo caboclo, as 45 fotos que compõem as três séries têm comum a investigação estética do artista sobre os detalhes do espaço público.

De acordo com Dutra, a mostra tem como proposta a redescoberta do Rio não só para ele, mas para os visitantes, que muitas vezes não percebem essas singularidades. “Esta exposição é uma declaração de amor à cidade. É como se eu devolvesse o Rio de Janeiro ao carioca através do amor ao detalhe”, afirmou o fotógrafo.

Segundo a subdiretora-geral de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, a exposição é interessante justamente pela busca incessante do artista pelo detalhe, que mescla as esculturas com o urbano. “É um olhar novo sobre algo que a gente já via no nosso dia a dia durante a caminhada pelo centro histórico. A arquitetura e o urbano se fundem para falar um pouco mais da história do Rio de Janeiro”, disse Fernanda durante a inauguração.

A paulistana Jacy de Castro esteve presente ao evento e afirmou que visitar a exposição é como recordar a primeira vez que pisou no Rio, há 60 anos. “Essas fotos belíssimas me fazem lembrar de como fiquei deslumbrada quando cheguei no Rio”, lembrou. Já a curadora de arte Sandra Erse, ressaltou que é preciso incentivar mais esse tipo de arte, que é tão pouco contemplada. “Eu não poderia perder essa exposição, que está belíssima. É por isso que a fotografia precisa de espaço”, defendeu.

Serviço:

Exposição "Três Vezes Rio"
Onde: Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/nº - Praça XV
Quando: de 02/08 a 31/08, de segunda a sábado (das 10 às 17h), e feriados (das 12h às 17h).
Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº- atrás do Palácio.
Telefone: 2588-1186.
Entrada gratuita

› FONTE: ALERJ


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: