Macaé News
Cotação
RSS

Contagem regressiva para o 9 Festival Macaé de Cultura e Gastronomia

Publicado em 01/08/2018 Editoria: Gastronomia sem comentários Comente! Imprimir


Sergipana com alma carioca, a chef Monique Gabiatti

Sergipana com alma carioca, a chef Monique Gabiatti

Há menos de dez dias para o maior Festival Gastronômico do ano, Macaé vive as expectativas do aumento na economia turística que irá girar as redes do comércio e hoteleira. De 09 a 12 de agosto, acontece o 9 Festival Macaé de Cultura e Gastronomia "Memórias” com 18 pratos que serão comercializados por R$ 22,00 e três sobremesas por R$15,00, totalizando 21 pratos. Na quinta e sexta-feira, dias 09 e 10, o evento começa às 18h. Já no sábado e domingo a partir das 10h. A entrada é gratuita. Na quinta-feira dia 09, às 19h30 a barista Adriana Valinhas estará na cozinha show Italinea-Vilarejo abrindo a programação do Festival. Em seguida um sommelier de vinhos estará ocupando a bancada falando sobre as novidades em rótulos e harmonização com os pratos. A Chef Mônica Rangel, do restaurante Gosto com Gosto de Visconde de Mauá, encerra a quinta-feira às 21h30. Para animação do público na quinta-feira, a partir das 19h, o DJ Alan Miranda toca os sucessos em vinil, 20h, apresentação de dança de salão da academia Jaime Arouxa e show da banda macaense quarteto jazz e blues.

O segundo dia do festival, sexta-feira, 10, a cozinha show Italinea-Vilarejo terá uma palestra sobre alimentação sem glúten ministrada por Gisele Carneiro. A próxima atração será o Bartender Pedro Poggio do Beli Beli Buzios  que irá apresentar todas as novidades no mercado de drinks. O uruguaio Nikolas Kozik, enólogo da vinícula Pisano da Vinhos Mistral, estará na cozinha às 20h30 apresentando os estilos e rótulos da Mistral. Encerrando a cozinha de sexta-feira, o equatoriano chef Pablo Pavon do restaurante Soêta de Vitória ES. Entre as atrações musicais estarão o DJ a partir das 19, apresentação da academia de dança Ambar às 20h e show da cantora Allie Maranhão.   

Já no sábado o 9 Festival Macaé de Cultura e Gastronomia começa às 11h com os chefs Rafael, Mauro Dias e Renato Martins e o projeto Rir para não Chorar animando o público.  As 12h, uma palestra sobre alimentação saudável com a chef Fabiana Pimentel. A tarde a programação na cozinha show Italinea-Vilarejo prossegue as 13h com a participante do programa Masterchef 2017  da band, Chef Monique Gabiatti, seguida do Chef Paquito do restaurante Parador Valencia de Petropolis, mestre nas Paellas. Haverão oficinas culturais as 15h com bate papo literário da Casa Ipê sobre Memórias. As 16h, oficina com o chef Ishina do Puro e Simples. As 18h, o Chef Alexandre do Nando Comida Descolada de Petropolis se apresenta na Cozinha Show abre a programação noturna que trará ainda outras três feras na área gastronômica: A Chef Kátia Barbosa do restaurante Aconchego Carioca, o Chef italiano Bruno Marasco da Carmim de Niterói e a Sommelier em cachaças, Isadora Bello. Para as crianças a animação começa cedo ás 16h com oficina de brinquedos da turma do Chirulico. Ás 19h, DJ e a noite termina com o show da banda Kynnie Williams.

O último dia do Festival, domingo, dia dos pais, será aberto 10h com cantigas e apresentações infantis. Na cozinha show, o francês Philiphe Lanier falará sobre panificação e fermentação natural. Ás 11h, a Associação dos Cervejeiros de Macaé (ACERVA) fará uma brasagem pública, explicando os princípios da fabricação da cerveja. Ao meio dia a cozinha recebe a participante do programa Masterchef 2017  da band, Chef Monique Gabiatti enquanto o público curte um show de Choro e Bossa que começa ao meio dia. O Chef especialista em carnes nobres, Júlio Antunes, do Mokaiê Steak Burger, encerra o Festival fazendo carnes na brasa. Ás 17h, roda de samba com os sambistas Edson Dias, Andrea Martins, Lita Lopes, Jaci Timóteo, Amilton Alemão e Merica.

As cervejarias artesanais participantes serão a Noi, Coronel Pafo, Concubina e Matumbier. Haverão dois estandes com rótulos de vinhos da Q Bodega e da Cocoricó. O Bar do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros estará com petiscos, porções de pastéis, batatas, cerveja, sucos, água e refrigerantes. Além dos pratos de sobremesas desenvolvidos pelso associados terá a Pipokando Pipocas Gourmet e churros do Don Churrito.  O 9º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia é uma realização do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, com apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, Sebrae, Macaé Convention Visitors Bureau, Portal Viu e Macaense Ambiental. Patrocínio da Band, RBureau, Italinea, Toyota, Prata Business Hotel, Casa&Cor.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE ALGUMAS DAS ATRAÇÕES DA COZINHA SHOW

Monique Gabiatti - Sergipana com alma carioca, a chef Monique Gabiatti fez seu primeiro estágio com Claude Troisgros, há seis anos. Passou pela Bottega del Vino, pelo Hotel Casa Mosquito e, agora está à frente do Cozinha, especializado em frutos do mar. Na casa, inaugurada recentemente na Olegário Maciel, Barra, a jovem de 32 anos, formada em Nutrição e em Gastronomia pela respeitada Alain Ducasse Formation (ADF), procura utilizar técnicas que preservam o sabor dos ingredientes e aposta na qualidade. Ela participou da edição do programa Masterchef da TV Bandeirantes no ano passado.

Nikolas Kozik  - Gerente de exportação da bodega Pisano, uma das mais importantes do Uruguai, situada na pequena cidade de Progreso, no departamento de Canelones. Atualmente, saem de lá cerca de 400.000 garrafas de vinhos exportados para 48 países.

Pablo Pavon – Chef do restaurante Soêta, apontado no segundo ano consecutivo como o melhor de Vitória ES pelo júri da VEJA ES Comer &Beber.

Katia Barbosa - Queridinha do chef Claude Troisgros, a carioca Kátia Maria Barbosa, a Katita, é, nada mais, nada menos, do que a criadora do bolinho de feijoada, o petisco mais desejado da cidade. São quatro mil unidades vendidas, mensalmente, em seu restaurante, o Aconchego Carioca, na Praça da Bandeira, que virou point de amantes da boa mesa, famosos e antenados.

Bruno Marasco – Chef do restaurante Da Carmine, Campeão na categoria chef do concurso Água na Boca do GLOBO-Niterói em 2015.

Mônica Rangel - O Gosto com Gosto é comandado pela Chef mineira Mônica Rangel desde 1994. Ela  fabrica todas as linguiças servidas e vendidas no restaurante, bem como os doces, chutneys e geleias feitas no fogão à lenha. Foi uma das juradas do Programa Cozinheiros em Ação no GNT.

Adriana Valinhas - Barista profissional, formada pela Specialty Coffee Association,  idealizadora do languagecafé em Rio das Ostras, que introduz e difunde o café especial em toda a Região dos Lagos, oferecendo oportunidades de novas descobertas e sensações. Além de capacitar, treinar  e formar profissionais na área do café.

Renato Martins – Chef do Restaurante Ilhote Sul, especializado em frutos do mar na orla da praia dos Cavaleiros em Macaé.

Paquito -   Chef Paquito (Vicente Más Gonzalez) do Restaurante Parador Valencia, em Itaipava, conhecido como o rei da Paella.

Isadora Bello – Paulista, Sommelier em Cachaça, Isadora Bello  Fornari, uma das especialistas  mais conhecidas no país pelas participações em eventos, festivais e cursos.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário