Macaé News
Cotação
RSS

Capacitação profissional: aulas de panificação e confeitaria fazem sucesso

Publicado em 29/07/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria   continuará  no mês de agosto

O curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria continuará no mês de agosto

Geração de renda e possibilidade de exercer uma nova profissão são objetivos em comum dos 23 alunos do curso gratuito de Auxiliar de Panificação e Confeitaria, oferecidos pela Prefeitura de Macaé. A capacitação foi encerrada nesta sexta-feira (27) na padaria-escola, que funciona no Complexo Popular de Alimentação (Copa), da Secretaria de Educação. Na última aula os estudantes colocaram em prática tudo o que aprenderam durante a formação.

Com a mão na massa, a emoção e o entusiasmo tomaram conta dos participantes. Estiveram presentes a secretária de Educação, Leila Clemente; a secretária Adjunta de Educação Básica, Gelda Rodrigues e a secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes. "É com imensa satisfação que vemos a atuação positiva dos alunos do curso cuja formatura acontecerá no fim de agosto. Ficamos orgulhosas de ver o resgate do Copa, que está recebendo alunos dedicados para aprenderam técnicas de panificação e confeitaria", pontuou Leila.

O curso foi motivo de alegria e esperança no futuro. As alunas Alcinéia Barbosa e Nilcéia Barbosa de Jesus afirmaram que aprenderam muitas técnicas e já estão de olho no mercado de trabalho. "Estamos desempregadas, queremos trabalhar em padarias ou confeitarias", conta Nilcéia.

O curso também está servindo para ampliar os horizontes de quem  atua na área de gastronomia. Fábio França é um dos exemplos. Junto com a mãe, ele atua em um buffet e está se preparando para também atuar na área de confeitaria. "O curso atendeu todas as minhas expectativas. Aprendi muito e, agora, eu e minha família iremos expandir nossa área de atuação", ressalta.

Animados nas aulas, eles aprenderam várias técnicas que foram reveladas durante um coquetel de apresentação dos trabalhos. Entre os quitutes estão pães doce e de sal, cavaca de milho, pão de coco, esfirra, enroladinho, pizza, pão de ló e tortas. Orgulhoso, o coordenador Wagner Porto, lembra que alguns dos participantes já ingressaram no mercado de trabalho em firmas na área de alimentos. "Percebemos que o resultado foi extremamente positivo", declara.

Acompanhados pelos instrutores do Cetep,  Fernando da Silva, Rodrigo Amaral, Regina Bastos e Wagner Porto (coordenador), os alunos se mostram orgulhosos das produções que aprenderam a fazer. Rúbia Cristina Moura é uma delas. "Essa programação foi maravilhosa, não apenas para minha qualificação, mas para minha alma. Aprendemos muito. Faço bolos e doces para vender, agora já sei sobre pães e outras técnicas. Com certeza este curso vai ajudar a ampliar meu negócio e aumentar minha renda", destaca.

Curso - O curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria   continuará  no mês de agosto e é um dos mais procurados. De acordo com a secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, a padaria-escola é um espaço que abriu as portas para aqueles que desejam qualificação, capacitação, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social.  "Contamos com várias parcerias importantes, a exemplo do grupo Pão de Açúcar (Extra), que recebeu alunos em visitas técnicas, além do campus da UFRJ-Macaé, que doou equipamentos para o espaço e vai iniciar em agosto workshops sobre nutrição", ressalta.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário