Macaé News
Cotação
RSS

Prefeitura de Macaé firma parceria para realização de cirurgia bariátrica

Publicado em 29/06/2018 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Há ainda reuniões em grupos, realizadas quinzenalmente no Auditório do Hospital São João Batista

Há ainda reuniões em grupos, realizadas quinzenalmente no Auditório do Hospital São João Batista

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, firmou parceria com o Hospital São João Batista para realização de cirurgia bariátrica no município. Para o procedimento, é necessário que o paciente permaneça em acompanhamento no Ambulatório Especializado em Obesidade por, pelo menos, dois anos, para que se avalie a necessidade da indicação cirúrgica. Conforme diretrizes do Ministério da Saúde (MS), o processo cirúrgico é apenas uma ação dentro da linha de cuidado, sendo indicado apenas em casos específicos, estabelecidos pela Portaria 424, do MS.

A Divisão de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) é responsável pela organização da Linha de Cuidado dos Pacientes com sobrepeso e Obesidade no município. De acordo com a nutricionista e responsável pelo Ambulatório Especializado em Obesidade, Rejane Reis, antes, os pacientes realizavam a cirurgia na capital, aguardando, em média, de dois a três anos. Agora, a espera atinge cerca de cinco meses, após a finalização do diagnóstico indicativo da cirurgia.

Pesando 125 kg, Cleide Marques, de 50 anos, procurou o Ambulatório Especializado em Obesidade onde, por meio de terapias, atividades físicas e reeducação alimentar, conseguiu atingir 109 kg. Foi quando, após dois anos de tratamento, a agente escolar foi indicada à cirurgia, pois foi diagnosticado que a obesidade ocasionou problemas em sua coluna. 

"Na capital, eu teria que aguardar mais dois anos. Agora, minha cirurgia está agendada para o dia 16 de julho. Não acreditei quando me ligaram. Foi mais rápido do que imaginei. Por ser no meu município, vou poder contar com a ajuda da minha família e me livrar dessa dor de coluna que a obesidade me proporcionou", destacou Cleide.

Ações preventivas têm foco na saúde - Macaé realiza ações de promoção e prevenção à saúde, com a proposta de evitar o sobrepeso e/ou obesidade na população. Caso o paciente, mesmo diante destas ações, atinja o sobrepeso, a partir do diagnóstico, o governo estabelece um  plano terapêutico para que recupere o peso adequado, bem como ações junto às nutricionistas no Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF).

São responsabilidades da Atenção Especializada atender os indivíduos adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m², a assistência terapêutica, além do acompanhamento pré/pós cirurgia bariátrica. Os pacientes são encaminhados por profissionais que atendem na rede municipal de saúde através de Documento de Referência e Contra Referência.

Há ainda reuniões em grupos, realizadas quinzenalmente no Auditório do Hospital São João Batista. Os temas são direcionados a assuntos sobre qualidade e promoção de vida.

Oficinas Culinárias também são promovidas em parceria com a Escola de Gastronomia, Lojas de Especiarias e o Hortifruti, visando conscientizar os pacientes sobre a importância de uma boa alimentação, como fundamento de uma vida saudável, incentivando-os ao hábito de cozinhar em casa, quebrando com a máxima de que o saudável é caro e que cozinhar o próprio alimento não é prático. Além disso, a oficina é um estímulo ao empoderamento deste paciente como responsável pela melhoria da sua própria situação de vida, a fim de que tenha condições para fazer escolhas mais saudáveis que impactem sobre sua qualidade de vida, internalizando conceitos e modificando comportamentos.

A equipe do Ambulatório Especializado em Obesidade atende no Pronto Socorro Municipal (PSM), localizado na rua Luiz Belegard, s/nº - Imbetiba. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, além do tratamento odontológico, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). 

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: