Macaé News
Cotação
RSS

Jogadores da base passam por testes com equipamentos usados por seleções

Publicado em 19/06/2018 Editoria: Esporte sem comentários Comente! Imprimir


Objetivo é o melhor aproveitamento da performance e redução de lesões

Objetivo é o melhor aproveitamento da performance e redução de lesões

Os jogadores dos times de base do Macaé Basquete passaram por uma série de testes nos últimos meses. Utilizando equipamentos de última geração, fabricados pelas empresas italianas Sensor Médica e Lizard, os exames serviram para avaliar as forças do equilíbrio, o tipo de pisada e a velocidade dos movimentos dos atletas. Esta tecnologia é semelhante a utilizada, por exemplo, por atletas das seleções de futebol de Portugal e Espanha, que estão na Copa Mundo, e da Itália, tetracampeã mundial.

Trata-se de um trabalho científico exclusivo que permite compreender melhor as forças do corpo no equilíbrio e o tipo de pisada de cada um deles, para que, assim, se identifique se elas podem interferir na performance dos atletas ou no aumento de lesões.

- Através desses dados é possível individualizar os treinamentos. Ou seja, com esses testes eu consigo especificar o que cada atleta realmente precisa melhorar e consigo trabalhar com cada um deles de acordo com as suas necessidades. Por isso os resultados são tão importantes para nós – explicou o treinador das categorias de base, Bruno Gonzalez.

Foram dois testes em 30 dias, intercalado com períodos de treinamentos especializado de Propriopercepção Corporal (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo). Desta forma, é possível também melhorar o controle dos movimentos e o domínio do corpo.

Os testes foram realizados pela equipe do Dr. Francisco Miguel Pinto, pesquisador e membro da Association Word Posturology, e da também pesquisadora, a fisioterapeuta, Drª. Karine Cardoso Cirino. Ele explica que, a partir dos resultados obtidos por meio destes testes, os garotos poderão ser trabalhados para que tenham um melhor desempenho esportivo:

- Os resultados obtidos com os testes e o treinamento especial de propriopercepção, serão encaminhados para o departamento técnico do clube para que todos os atletas possam ter um melhor aproveitamento da performance e redução de lesões – disse.

Parceria - A avaliação realizada pelos jogadores das categorias de base do Macaé Basquete integra uma pesquisa realizada pelo Dr. Francisco Miguel e pela Dra. Karine. O estudo é fruto de uma parceria especial e única no país entre a Escola de Posturologia Brasil e as empresas Lizard e Sensor Medica. Além de servirem como base para o melhor aproveitamento da performance e redução de lesões nos jogadores em formação do time macaense, os dados serão utilizados em um trabalho de mestrado da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal.

- Procuramos por um clube de basquete com instalações apropriadas na região que tivesse organização nas categorias de base. E recebemos excelentes recomendações sobre o Macaé Basquete e sua comissão técnica, que, percebendo a importância da pesquisa e os benefícios para os atletas, topou a parceria. Nossos esforços são para a categoria de base tenha uma atenção especial nesta fase, devido a formação de jovens atletas para futuros campeões – complementou o Dr. Francisco Miguel.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário