Macaé News
Cotação
RSS

Prefeitura oferece 23 novos cursos gratuitos

Publicado em 05/06/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A pré-inscrição para os 23 cursos gratuitos, oferecidos no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio acontece de terça-feira (5) a domingo (10). Os interessados devem se cadastrar no site oficial da prefeitura www.macae.rj.gov.br. Os candidatos receberão um protocolo de agendamento com data e horário para efetuar a matrícula. A pré-inscrição pelo site pretende evitar filas na frente do órgão. São 759 vagas de capacitação e aperfeiçoamento profissional.
O edital número 002/2018 está disponível no Portal da Prefeitura, podendo ser acessado pelo banner em destaque na página principal.

A matrícula será presencial e acontecerá no período de 11 a 13 de junho, na sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio. Os interessados devem comparecer das 8h às 17h, na rua Alfredo Backer, 363 - Centro. A novidade deste segundo semestre são os cursos de Marketing Pessoal e Etiqueta Empresarial e Técnicas Básicas de Arbitragem para Futebol.

Para a matrícula deverão ser apresentados os seguintes documentos: cópia de documento de identidade com foto; cópia do CPF do próprio candidato; cópia do comprovante de escolaridade (histórico escolar, declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou declaração de série cursada); cópia do comprovante de residência; e 1 foto 3x4 (recente). Quem já passou por cursos no Cetep em 2017 e no primeiro semestre de 2018 não precisa entregar os documentos listados para inscrição, exceto a cópia da identidade e duas fotos 3x4.

O interessado que estiver impossibilitado de comparecer à sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional poderá se inscrever através de procuração particular, por meio de procurador, devendo o mesmo, no ato da matrícula, apresentar documentos de identificação e os exigidos para inscrição. O candidato menor de 18 anos deverá ter a inscrição realizada por um responsável legal.

Cada candidato poderá se inscrever em um único curso e todas as capacitações serão gratuitas, não havendo cobrança de taxa de inscrição para participação na seleção.

A programação de cursos tem a duração média de três meses. Nos módulos de Cabeleireiro Básico, Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idoso e Técnicas Básicas de Massagem Relaxante e Energética são desenvolvidas aulas práticas específicas.

Seleção - Para os cursos do eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Cuidador de Idoso e Técnicas Básicas de Massagem Relaxante e Energética haverá um processo de seleção, por meio de prova de redação, de caráter eliminatório, que será realizada na data da matrícula. Além disso, os alunos dos cursos de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas e Cuidador de Idosos passarão por estágio.

Cursos de beleza e de negócios

Os cursos estão divididos pelos seguintes eixos: Gestão e Negócios; Ambiente e Saúde (Beleza); Ambiente e Saúde (Saúde); Produção Cultural e Design; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; e Desenvolvimento Educacional e Social

No eixo ambiente e saúde, com foco para beleza, as áreas abordadas são: cabeleireiro básico, cabeleireiro avançado, manicure e pedicure, e design de sobrancelha e barbeiro. Já o de ambiente e saúde conta com capacitações em auxiliar de laboratório de análises clínicas, cuidador de idoso, técnicas básicas de massagem relaxante e energética. O de Produção Cultural e Design abrange os cursos de costura para iniciantes, artes em tecido e linha feito a mão, esculturas em biscuit, técnicas básicas de desenho livre e pintura artística.

Em Hospitalidade e Lazer, os interessados podem se inscrever em noções básicas de serviço de recepcionista e técnicas básicas de arbitragem para futebol. O eixo Informação e Comunicação integra os cursos Excel e informática básica. O eixo Desenvolvimento Educacional e Social terá os módulos alfabetização matemática e técnicas básicas para redação.

Formatura

A formatura dos participantes dos módulos oferecidos no primeiro semestre será nesta quarta-feira (6), às 18h, na Cidade Universitária. Foram 862 vagas de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional distribuídas em 26 cursos.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: