Macaé News
Cotação
RSS

Educação inscreve professores e estudantes para seminário sobre Base Curricular

Publicado em 04/06/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O primeiro seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Rumos da Educação – a Reforma da Educação pela BNCC será realizado nesta quarta-feira (6), no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, das 9h às 13h. As inscrições terminam nesta terça-feira (5) no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), organizador do evento formacaomacae.wixsite.com/formacao/1bncc.

A inscrição é gratuita e o objetivo é discutir as reformas na educação brasileira encaminhadas por meio da BNCC. A realização do seminário é da Secretaria Municipal de Educação, por meio do CFCG, que quer levar o público a refletir sobre os elementos da política pública e de governo para a educação brasileira constitutivos da Base Curricular e discutir as questões legais, reformistas e curriculares presentes na BNCC.

O seminário foi preparado para os profissionais da educação e estudantes, mas pode participar a comunidade interessada em conhecer e debater o assunto. Os profissionais e estudantes receberão certificado de quatro horas de atividade formativa. Quem quiser saber mais sobre a Base Curricular pode entrar no site do Ministério de Educação (MEC) http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

Em linhas gerais trata-se de um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica – da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio -, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). É a referência para a formulação curricular em todo o país, valendo para estados, municípios e o Distrito Federal.

O tema será debatido e trocado em miúdos pelos professores Sandra Escovedo Salles e Marcelo Maia Vinagre Mocarzel, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Tânia Gregório, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Conheça os palestrantes - Sandra é coordenadora do Grupo de Pesquisa “Currículo, Docência e Cultura (CDC)”, dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFF, líder do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e cientista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Marcelo é do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle/RJ), do Instituto Maia Vinagre, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (Nugeppe/UFF/CNPq), do JuX-Juventudes Cariocas (PUC-RJ/Faperj) e membro do Conselho Estadual de Educação (CEE/RJ).

Tânia Gregório é da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafima-Macaé), doutoranda na Uerj, já atuou na docência e coordenação do curso de Pedagogia, foi professora da rede estadual por 28 anos, tendo atuado nas funções de orientadora, diretora escolar, coordenadora pedagógica e na docência nos ensinos fundamental e médio.

CFCG - A partir de agosto de 2017, o CFCG começou a realizar outras atividades de formação continuada, entendendo a educação como processo permanente de saber-fazer. São rodas de conversa, simpósios, seminários e conferências e os participantes são certificados de acordo com a carga horária de cada atividade.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: