Macaé News
Cotação
RSS

Brasil encara rival de Copa e troca "pelada oficial" por teste de peso

Publicado em 02/06/2018 Editoria: Esporte sem comentários Comente! Imprimir


Amistosos preparatórios para a Copa são comuns. Nos dias que antecedem a competição, várias seleções medem forças ao redor do mundo. Mas em 2018, o Brasil terá testes de mais peso. E bem diferentes de edições anteriores: pela primeira vez na história, por exemplo, a seleção brasileira vai enfrentar um rival que também está classificado para o Mundial nas vésperas do torneio.

Os croatas estão no grupo D da Copa ao lado de Argentina, Islândia e Nigéria. Se classificaram para a Copa na repescagem das eliminatórias europeias e ocupam a 18º posição no ranking da Fifa, à frente de Costa Rica (25ª colocada) e Sérvia (35ª). Só ficam atrás da Suíça (6ª). O rival deste domingo ainda tem mais nomes de peso no futebol mundial do que todos os rivais da Seleção no Grupo E. Casos de Modric, Rakitic, Kovacic, Mandzukic e Perisic.

Antes do Mundial de 2014, o Brasil enfrentou a própria Sérvia e o Panamá. Ambas não disputaram aquela Copa. Quatro anos antes, os amistosos preparatórios foram contra rivais ainda mais fracos: Tanzânia e Zimbábue. Por vezes, clubes e seleções locais eram os adversários (confira abaixo).

Dois últimos amistosos do Brasil antes de cada Copa:
2018: Croácia e Áustria
2014: Sérvia e Panamá
2010: Tanzânia e Zimbábue
2006: Nova Zelândia e FC Luzern (Suíça)
2002: Malásia e Catalunha
1998: Andorra e Athletic Bilbao
1994: El Salvador e Honduras
1990: Combinado da Umbria (Itália) e seleção de Madrid
1986: Chile e Iugoslávia
1982: Irlanda e Suíça
1978: Seleção gaúcha e Tchecoslováquia
1974: FC Basel (Suíça) e Racing Strasbourg (França)
1970: Irapuato e Deportivo León (ambos do México)
1966: Malmöe e AIK Solna (ambos da Suécia)
1962: País de Gales e Portugal
1958: Inter de Milão e Fiorentina
1954: Dois jogos contra o Millionários (Colômbia)
1950: Seleção de paulistas novos e seleção gaúcha

Áustria derrotou a Sérvia nas eliminatórias

A Áustria se enquadra no perfil de seleções que não se classificaram para a Copa, mas ainda assim pode ser considerada uma boa adversária para o último amistoso. Explica-se: atual 26ª colocada no ranking da Fifa, a equipe aparece à frente da Sérvia na lista.

Inclusive, derrotou os sérvios nas eliminatórias europeias jogando em Viena por 3 a 2. Acabou eliminada na quarta colocação com 15 pontos. A Sérvia fez 21 e ficou na primeira posição do grupo.

Próximos rivais no ranking da Fifa:
Suíça (Copa) - 6º
Croácia (Amistoso) - 18º
Costa Rica (Copa) - 25º
Áustria (Amistoso) - 26º
Sérvia (Copa) - 35º

A Seleção já está em Liverpool, palco da partida contra a Croácia. Neste sábado, Tite e seus comandados fazem o treino de reconhecimento em Anfield Road. A bola rola no domingo, às 11h (de Brasília). O último amistoso amistoso antes da Copa será no dia 10 de junho, contra a Áustria, em Viena.

› FONTE: globo.com


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: