Macaé News
Cotação
RSS

Olimpíada Brasileira de Matemática será aplicada na terça-feira

Publicado em 30/05/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Alunos da rede municipal estão se preparando para a primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2018). A avaliação será aplicada na terça-feira (5 de junho) junto aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do  Ensino Médio. A prova será realizada nos turnos da manhã e tarde. A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Macaé é uma das cidades participantes que apresenta um currículo significativo na conquista de medalhas na olimpíada. A trajetória da rede municipal é marcada por medalhas de ouro, prata, bronze e centenas de menções honrosas.

Após a primeira etapa, no dia 13 de agosto, haverá a divulgação dos classificados para a segunda fase. A coordenação da Obmep irá selecionar cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação que vão participar da segunda fase, marcada para o dia 15 de setembro.

Segundo a secretária de Educação, Leila Clemente, a OBMEP é mais um instrumento para reforçar a importância da disciplina. “Esta é mais uma oportunidade para alunos e professores se dedicarem à matemática", observou.

Dividida em três níveis para melhor atender os anos de escolaridade, a prova contará com duas etapas de provas. A primeira, com 20 questões objetivas de múltipla escolha, será aplicada por professores, na própria escola. Para a coordenadora de Matemática da rede municipal, Vanessa Arenari, a OBMEP segue propostas fundamentais. "A avaliação tem a finalidade de não apenas despertar o gosto pela Matemática, mas pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas", ressaltou.

Desafios da Matemática - Professores e alunos contam com o aplicativo "Desafios da Matemática", ferramenta criada para comemorar o Biênio da Matemática 2017-2018. Estimula o raciocínio e a lógica, apresentando um problema por dia em três níveis diferentes: iniciante, intermediário e avançado. Você escolhe o nível que deseja praticar e treina seus conhecimentos em qualquer lugar que estiver.

‍Os problemas são criados pelos professores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a partir do Banco de Questões da OBMEP e da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), além de contribuições de pesquisadores do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 47 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 2 mil alunos participaram do programa como ouvintes. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário