Macaé News
Cotação
RSS

Estudantes visitam o Museu do Legislativo

Publicado em 26/05/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Visitas à Câmara de Macaé e ao Museu do Legislativo podem ser agendadas pelo telefone (22) 2796-7800.

Visitas à Câmara de Macaé e ao Museu do Legislativo podem ser agendadas pelo telefone (22) 2796-7800.

Um grupo de 66 alunos do Colégio Bruno Ostmann esteve no Museu do Legislativo, na tarde desta sexta-feira (25), para aprender mais sobre a cidade. A estudante de História Stephanie Zuma recebeu as crianças e falou sobre a trajetória do Poder Legislativo e do imóvel da Avenida Rui Barbosa, que já foi residência do Visconde de Araújo, sede do Tribunal do Júri, da Prefeitura e da Câmara de Macaé. Atualmente, o espaço vem sendo restaurado para abrigar o acervo do Museu, com documentos e objetos que contam a história da política macaense.

A visita contou com uma breve encenação da história de um fazendeiro local, acusado de mandar matar uma família de colonos residentes em suas terras. Manoel da Motta Coqueiro foi condenado pelo Tribunal do Júri e enforcado em 1855. O episódio ficou conhecido como o erro do Judiciário que teria acabado com a pena de morte no Brasil.

Para a estudante do 5º ano do fundamental, Júlia Caetano, 9, que não conhecia a história de Mota Coqueiro e do prédio histórico, foi uma grande descoberta. “É muito melhor estar no local onde as coisas aconteceram do que só ler sobre isso nos livros.” Tiago Nogueira, 9, do 4º ano concorda: “A gente aprende melhor vendo onde tudo aconteceu do que só lendo nos livros e imaginando”, acrescentou o aluno que também não conhecia essa parte da história de Macaé.

O pequeno Iuri Sales, 7, do 2º ano, nunca tinha entrado no antigo prédio da Câmara e disse que não sabia o que faziam os vereadores e qual era o papel do Legislativo. “Eu já tinha passado aqui na frente, mas nunca tinha entrado. Achava que aqui morava o prefeito”, confessou.

Mara Barcelos, uma das seis professoras que acompanharam os alunos, diz que a visitação é parte de um projeto sobre história e geografia local. “Essas visitas aos pontos históricos e turísticos são muito importantes, pois tornam a história viva e preserva a memória da nossa cidade”. O projeto inclui a visitação de outros lugares, tais como Ilha de Santana, Forte Marechal Hermes, Solar dos Melo e Lira dos Conspiradores, entre outros.

Visitas à Câmara de Macaé e ao Museu do Legislativo podem ser agendadas pelo telefone (22) 2796-7800.

› FONTE: ASCOM CMM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: