Macaé News
Cotação
RSS

Secretaria de Cultura de Macaé faz parceria com a França

Publicado em 11/05/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Fazendo a rota inversa à dos corsários franceses que, no começo do século XVI, saíam de Rouen para traficar o pau-brasil da costa fluminense, a Secretaria Municipal de Cultura está mantendo contato com a Biblioteca Patrimonial Villon, daquela cidade da Normandia, para descobrir os tesouros brasileiros guardados na França - especificamente, os da região.

O trabalho inclui o levantamento dos mapas, livros e demais documentos a respeito da navegação francesa na costa do Brasil, logo após a chegada dos primeiros europeus à Terra de Vera Cruz.

A iniciativa faz parte do projeto de ampliar ainda mais as informações sobre as origens e formação histórica de Macaé, para posterior publicação em livro, e está sob responsabilidade da jornalista Adriana Bacellar Santos.

Os contatos têm sido mantidos com a Diretora Adjunta de Patrimônio, Anne-Bénédicte Levollant, que no começo da semana forneceu a listagem dos documentos originais em poder da biblioteca de Rouen. Dentre os documentos mais importantes, destacam-se diversas cartas de navegação, manuscritos da festa realizada naquela cidade em outubro de 1550 para o rei Henri II (que contou com a presença de 50 índios Tupinambá) e relatos da viagem de diversos franceses ao Brasil naquela época.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário