Macaé News
Cotação
RSS

Teatro Municipal aberto para aulas de artes cênicas

Publicado em 09/05/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Uma das maiores expectativas dos alunos e dos professores dos cursos de artes cênicas da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) era que as aulas acontecessem no palco do Teatro Municipal de Macaé. A Secretaria de Cultura, desde fevereiro deste ano, abriu o teatro à escola, cujos alunos têm valorizado esta oportunidade com reverência a este espaço privilegiado tanto da primeira arte, a música, quanto da segunda, as cênicas (teatro e dança).

Oito turmas estão usufruindo o teatro: seis turmas do curso Livre de Teatro e duas do curso Técnico Profissionalizante em Arte Dramática com ênfase em Montagem de Espetáculo. As aulas acontecem tanto nas salas de aula, quanto no palco, de acordo com o planejamento da aula ou do conteúdo.

Para a coordenadora dos cursos de Artes Cênicas, Sheila Juvêncio, que se profissionalizou na Emart, usar o Teatro Municipal para as aulas é um grande ganho. “Anteriormente, o teatro era usado apenas para as montagens, ou seja, para o resultado do trabalho. Agora usar o espaço para as aulas está sendo muito importante não apenas para os alunos, como também para os professores. No palco é que se pega o respeito por aquele lugar, se adquire a vivência e se experimenta a sua atmosfera. Assim, aquele encontro (a aula) não se torna banal", diz Sheila.

“Essa era uma antiga solicitação de alunos e de professores. Nós entendemos que o teatro deva atender a toda a sociedade e verificamos que a abertura do teatro à escola foi uma decisão acertada, porque a administração do espaço também está satisfeita com a forma como as aulas estão sendo conduzidas, com respeito ao local público”, frisou o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

As aulas do curso técnico que estão sendo ministradas no teatro são as de Performatividade (que integra, com Expressão Corporal, o Eixo Corpo do curso), as do Eixo Técnico, composto por Iluminação, Cenografia, Figurino, Caracterização, Cenografia e Produção e também a de Montagem Teatral. As demais disciplinas: Técnica Vocal e Musicalização, Leitura Dramatizada e ainda Teoria ocorrem nas salas de aula da Emart.

Tanto o Teatro Municipal, quanto a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes se localizam no Centro Macaé de Cultura, av. Rui Barbosa, 780, Centro de Macaé. O telefone para informações é (22) 2759-0889.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: