Macaé News
Cotação
RSS

Paróquia Santo Antônio Macaé na Romaria Diocesana em Aparecida

Publicado em 09/05/2018 Editoria: Religião sem comentários Comente! Imprimir


A Paróquia Santo Antônio Macaé iniciou o mês Mariano em grande estilo. A primeira atividade foi a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, ocorrida neste final de semana. A paróquia enviou dois ônibus à peregrinação anual. Além das Missas e orações do Santo Terço, os fiéis ainda encontraram tempo para visitar todo o complexo do Santuário, como a Casa das Velas, o Mirante, a Cúpula, os museus, as capelas, a antiga Basílica e principalmente a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No sábado (05), às 8h, cinco jovens da Diocese de Nova Friburgo participaram do programa ao vivo pela TV Aparecida “Terço com os Jovens de Maria”. A Paróquia Santo Antônio de Macaé foi representada pelos jovens Igor José, Paula Nazaré e Nicole Bárbara. Douglas Almeida (Paróquia Nossa Senhora do Desterro – Quissamã) e João Pedro (Paróquia São José de Leonissa – Itaocara) completaram o “time” diocesano. O programa, que contou com a participação do padre Camilo Júnior, reuniu jovens também da Diocese de Jacarezinho (PR). O Terço foi dedicado às mães e a Nossa Senhora.

Logo na sequência, às 9h, o Santuário Nacional de Aparecida estava completamente lotado para a Santa Missa presidida pelo bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e acompanhada pelos sacerdotes, diáconos e seminaristas, além dos milhares de fiéis do território episcopal. Em sua pregação, Dom Edney saudou os Filhos da Caridade; recordou que a propagação da fé nos primeiros séculos está intimamente ligada à escuta atenta as moções do Espírito Santo de Deus, recordou a missão da Igreja e dos batizados e dirigiu-se também aos leigos, referindo-se ao ano a eles dedicado.

– Evangelizar, testemunhar o Reino de Deus: esta é a missão da Igreja, esta é a nossa missão de batizados. O Espírito é a força que move a ação evangelizadora da Igreja. Neste Ano do Laicato, esta grande porção do povo de Deus deve ser ainda mais privilegiada nas reflexões e ações pastorais, pois todos os dons e carismas provém do mesmo Senhor e direcionam-se à unidade de coração e de fé de toda a Igreja em sua exigente missão de evangelizar – disse Dom Edney, que após a Santa Missa conduziu a oração do Terço na Tribuna Bento XVI.

No período da tarde, os fiéis peregrinos puderam visitar as diversas áreas do Santuário Nacional, além de participarem do tradicional passeio de barco pelo Rio Paraíba do Sul, quando puderam conhecer o local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida há 300 anos. Já por volta das 20h30, pouco mais de 20 paroquianos retornaram ao Santuário para rezarem o Santo Terço diante da imagem de Nossa Senhora.

As últimas atividades dos fiéis da Santo Antônio aconteceram no domingo (06) pela manhã. Às 8h30, participaram da celebração da Eucaristia na Capela do Seminário Bom Jesus, presidida pelo padre Gleison Lima. Em seguida, antes do retorno à Macaé, o grupo visitou o Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá. Nesta sexta-feira (11), completa-se 11 anos da canonização do primeiro santo brasileiro.

Demais atividades

A Paróquia Santo Antônio ainda tem uma vasta programação neste mês Mariano. No próximo sábado (12), a partir das 14h, acontecerá uma tarde com a mãe de Deus, projeto desenvolvido pela catequese. As crianças também terão o seu espaço garantido: às 15h, uma Missa dedicada aos pequenos será presidida pelo vigário paroquial, padre Amauri da Silva.

No dia 19, em parceria com o Instituto Nossa Senhora da Glória (Colégio Castelo), será celebrada Missa em honra à Nossa Senhora Auxiliadora, com a tradicional coroação da imagem, pelas crianças e educadores da instituição de ensino. Um domingo especial e voltado à oração está previsto para o dia 20. Das 16h às 18h está programada a tarde com Nossa Senhora da Piedade, conduzida pela pastoral da sobriedade, que vai contar com a palestra “Nossa Senhora em nós” seguida de recitação do Terço.

A 6ª edição da tradicional Peregrinação Mariana acontece no dia 26 (sábado), com saída às 5 horas da manhã da Igreja de Santo Antônio com destino a Matriz Nossa Senhora das Neves, em Córrego do Ouro – serra macaense. Durante todo o trajeto de 36km, os devotos contarão com acompanhamento especial, entre equipe médica à disposição, agentes de trânsito, ônibus e carros de apoio para qualquer eventualidade.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: