Macaé News
Cotação
RSS

Balé ‘Sol’ inclui e encanta

Publicado em 02/05/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Além da dança, são oferecidas diversas modalidades artísticas e profissionalizantes

Além da dança, são oferecidas diversas modalidades artísticas e profissionalizantes

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, e da cor azul, que representa este transtorno global do desenvolvimento, o Balé do Polo Cultural da Serra, no distrito de Glicério, preparou uma apresentação especial para celebrar o Dia das Mães, 13 de maio. A comemoração oferecida pela Secretaria de Cultura será no dia 9 de maio (quarta-feira), às 18h, e contará, entre outras apresentações, com a coreografia ‘Sol’, criada especialmente para incluir Elisa Seixas, de cinco anos, que já pede diariamente à mãe para levá-la às aulas de Balé.

A mãe de Elisa, Débora Seixas, advogada que atualmente se dedica exclusivamente a filha, disse que apesar do diagnóstico de Elisa não ser simples, autismo com hiperatividade e distúrbio do sono, ela percebe avanços na interação da menina com outras crianças. Segundo ela, isto porque Elisa contou com estímulos desde o Maternal I, na Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos, no Centro de Macaé. Depois que se mudaram para a Serra, ela faz terapia, em Glicério, e ainda Terapia Ocupacional, em Macaé, onde também recebe Atendimento Educacional Especializado e de Fonoaudiologia. Elisa já começou a falar e também encontrou suas formas de se comunicar.

- Quando pensei em trazê-la para o balé, quis proporcionar algo prazeroso para ela. Algo além das terapias e que colaborasse com a sua socialização. No balé, além dela estar sorrindo durante toda a aula, diariamente ela coloca a roupa do balé sobre a cama, querendo me dizer que quer ir para a aula. Então, quando não é o dia, tento explicar para ela. Quando soube da coreografia ‘Sol’, feita pela professora especialmente para incluí-la, achei de muita sensibilidade. Fiquei emocionada. Não vejo a hora deste Dia das Mães, diz Débora.

A princípio, a coreografia montada pela professora Jaqueline Óliveir seria ao som de um clássico da Disney, o que atenderia bem a faixa etária das alunas. Mas ela percebeu que Elisa reagia melhor a outro estilo de música. Então, experimentou tocar durante a aula a música Clocks (relógios), de Coldplay (rock alternativo), que foi muito bem acolhida por todos, inclusive por Elisa. Com esta música ela criou a coreografia ‘Sol’, onde Elisa, o sol, é totalmente incluída, não apenas por ficar no centro da roda. Mas por ter sido a inspiração para a dança e por poder ficar muito à vontade e se expressar como desejar. “Já trabalhei na inclusão de adultos, no grupo Portadores da Alegria. Valorizo muito isto, então tive o desejo de elaborar esta coreografia para Elisa. Está sendo maravilhoso também para as outras crianças”, frisa.

O secretário de Cultura, Thales Coutinho, destaca que o Polo Cultural da Serra foi pensado como um lugar aberto para toda a comunidade, onde serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos professores e seus alunos e também talentos locais. “Fico feliz que o resultado de um trabalho que começou há pouco tempo na Serra já se mostra tão positivo”, diz.

Aulas de dança na Serra - As inscrições para as aulas no Polo de Cultura, reinaugurado no mês de abril depois de total reforma, estão abertas. A professora Jaqueline ministra as de dança. As aulas de Balé para a faixa etária de 3 a 6 anos são, às quartas, das 9h30 às 10h20, e das 13h30 às 14h20. Já o Balé para alunos com idade a partir de 7 anos, também às quartas, é das 10h30 às 11h20, e das 14h20 às 15h10. O grupo de Dança de Salão para duplas tem aulas às quartas-feiras, das 15h10 às 16h. Já o de Zumba, no mesmo dia, mas das 16h às 17h. Além da dança, são oferecidas diversas modalidades artísticas e profissionalizantes.

Para se matricular, são necessárias as fotocópias da Certidão de Nascimento, ou de outro documento de Identidade; de comprovante de residência, duas fotos 3 por 4, de Declaração de Saúde e de documento do responsável e da Declaração de Estudante, se o aluno for menor de idade. As inscrições são realizadas, no polo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. São aceitos registros no cadastro e Lista de Espera para as modalidades sem vagas disponíveis. Mais informações pelo telefone (22) 992092604.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário