Macaé News
Cotação
RSS

Funemac apresenta espaço com arte do grafite em homenagem a Macaé

Publicado em 03/04/2014 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


o grande evento já está marcado: acontecerá durante três dias, de 27 a 29 de julho.

o grande evento já está marcado: acontecerá durante três dias, de 27 a 29 de julho.

 Cidade Universitária utilizou a linguagem do grafite para dar um significado visual à comunicação com a sociedade que, com essa interação, passa a ter um olhar estético do espaço acadêmico. Trata-se da obra contemporânea em grafite que a nova gestão da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) levou para o hall dando vida à parede sóbria agora iluminada com um imenso painel que traz os traços da bandeira do município em tintas spray, trabalhadas por um artista macaense.

O grafiteiro Marlon Muk desenhou a proposta da Funemac que realizou esse trabalho inédito na Cidade Universitária em parceria com a Fundação Macaé de Cultura (FMC) e a empresa Cotima – Mercado de Tintas. O artista usou traços sutis, nos tons de azul, sombra e muita luz na mistura com o branco provocando um efeito nos ícones arquitetônicos e naturais do município. Foram preservadas as características originais da bandeira com o coqueiro e as ondas do mar numa perfeita homenagem à história do município.

Quem vê de longe logo identifica a bandeira, marca do município, mas de perto os detalhes saltam aos olhos porque a imagem realça ainda o Solar dos Mellos, a Igreja de Sant´Anna, o Pico do Frade e o Peito do Pombo.

- Esse trabalho é fruto de um convite que a Funemac fez à FMC e ao Muk, que trouxe a sua arte para dentro do campus, reforçando a interação da Cidade Universitária com as pessoas. É uma simbologia do que a Funemac quer, que é receber os cidadãos e que conheçam o que é produzido aqui. O espaço universitário tem de ser vivo, por onde as pessoas circulam e se sintam bem. O projeto ganhou nova dimensão pelo fato de a Cotima ter se associado e o presidente da FMC ter-nos emprestado o artista. A parceria ficou completa e o resultado é este que o público está tendo oportunidade de conhecer: a Cidade Universitária que está sendo revitalizada para acolher a todos -, destacou o presidente da Funemac Gleison Guimarães, durante a entrega simbólica da obra artística, ao lado do vice-presidente da instituição, Carlos José Mattos de Andrade; Cláudio Mattos, o Kall, filho do proprietário-fundador da Cotima, Cláudio Bogado; e do artista Marlon Muk.

Cláudio Mattos destacou a participação da empresa neste projeto da Funemac/FMC como grande feito, não só para os universitários, mas para toda a cidade. A empresa trabalha com tintas especialmente desenvolvidas para os mercados automotivo, industrial e naval, imobiliário e artístico.

- Somos pioneiros no município no mercado de tintas há 34 anos e a nossa loja só tem crescido valorizando as coisas da nossa terra. A Cotima já tem uma história com o trabalho social voltado para o esporte e a cultura. Meu pai desenvolveu eventos esportivos em Macaé, foi o fundador do Moto Clube daqui e idealizador da feira Brasil Offshore quando presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Macaé). Hoje, ter o nome da nossa empresa num trabalho desse nível na Cidade Universitária, que, com a educação, investe no futuro dos jovens, é de muita importância para nós. E o artista escolhido, o Muk, é conhecido por seu trabalho que agrega o valor de incentivar o público jovem por meio da arte, disse o empresário.

O artista também agradeceu a iniciativa e finalizou da seguinte forma:

- É gratificante ver o meu trabalho num espaço universitário, pois o que eu faço só era visto nas ruas e agora estou expondo minha arte em residências, estabelecimentos comerciantes e até em universidade. Esse trabalho na Cidade Universitária só agrega reconhecimento à arte urbana do grafite que eu pratico com muita emoção e todo carinho que as pessoas merecem. Macaé tem abraçado o grafite com todo valor e respeito.

O grafite é bastante reconhecido em Macaé que sediará este ano a quarta edição do Kolírius Internacional, um dos maiores eventos do gênero do mundo. Juntos, grafiteiros de várias partes vão pintar com as cores do grafite o muro de uma nova escola no município e o grande evento já está marcado: acontecerá durante três dias, de 27 a 29 de julho.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário