Macaé News
Cotação
RSS

PGE-RJ abre 70 vagas para bacharéis em Direito no terceiro curso de atualização jurídica para inclusão social

Publicado em 25/04/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) abriu, nesta quarta-feira (25/04), as inscrições para o 3º Exame de Seleção do Programa de Acesso e Inclusão Social (PAIS-PGE). O curso de atualização jurídica é gratuito e, este ano, está oferecendo 70 vagas destinadas a bacharéis em Direito que tenham renda familiar de até quatro salários mínimos e pertençam às cotas legalmente instituídas no Estado para o ingresso nas universidades públicas e para a participação em concursos públicos estaduais.

As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas até 17 de maio no portal www.pge.rj.gov.br ou, pessoalmente, na sede da PGE-RJ, na Coordenadoria de Estágio e Treinamento Profissional do Centro de Estudos Jurídicos, à Rua do Carmo, 27, 2º andar, sala 207, Centro do Rio, nos dias úteis, das 11 às 17 horas.

Ao longo de dois anos, além da atualização jurídica, o curso fornecerá aos alunos estudos de casos concretos, com o objetivo de oferecer maior conhecimento sobre a Advocacia Pública, e proporcionar acesso ao vasto conteúdo didático pedagógico disponível nas bibliotecas da PGE-RJ, contribuindo para que esses alunos tenham um melhor desempenho nos concursos públicos da área jurídica.

O 3º Exame de Seleção terá uma prova objetiva de múltipla escolha, prevista para o dia 26 de maio, com 20 questões de Direito Constitucional, 15 de Direito Civil e 15 de Direito Processual Civil. Os alunos aprovados não receberão qualquer remuneração, salário ou bolsa do Programa, mas terão auxílio-transporte.

As aulas serão realizadas preferencialmente às terças e quintas-feiras, no turno da manhã, entre 9 e 11 horas, sempre na sede da PGE-RJ. O conteúdo programático visa capacitação dos bacharéis inscritos, com o objetivo de prepará-los para um melhor desempenho em seu futuro profissional, na área pública ou privada.

De acordo com a legislação estadual, poderão participar do exame de seleção bacharéis graduados em Direito negros e indígenas, carentes graduados na rede pública e privada de ensino superior, pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Inspirada no programa pioneiro do Estado do Rio de Janeiro que implantou o sistema de cotas para o acesso às universidades estaduais em 2008, a PGE-RJ criou o PAIS-PGE com o objetivo de avançar nas ações de promoção da capacitação do beneficiário para a plena inclusão social e profissional.  Assim, a instituição já promoveu dois cursos com a capacitação de 41 bacharéis. O primeiro foi realizado de 2014 a 2016, e o segundo, iniciado em 2016, foi concluído este ano.

› FONTE: PGE


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: