Macaé News
Cotação
RSS

Gestores escolares da região se reúnem em capacitação do PDDE

Publicado em 25/04/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Gestores de unidades escolares do Norte e Noroeste Fluminense se reuniram nesta terça-feira (24) para a Capacitação Técnica do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O evento acontece até quarta-feira (25) no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Há 10 anos que Campos não sediava a capacitação, ministrada por técnicos de Brasília do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal, em parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da subsecretaria de Programas e Convênios.

O secretário de Educação, Brand Arenari, deu boas-vindas aos visitantes e ressaltou a importância do evento. “Precisamos que nossos gestores se capacitem, para que nossos recursos sejam utilizados de acordo com a lei, sem desperdícios e de forma cada vez mais eficaz. A vinda de técnicos do FNDE é fundamental para a otimização do PDDE na região”, frisa.

De acordo com a subsecretária de Programas e Convênios da Smece, Joana Campinho, o evento objetiva capacitar os gestores em aspectos legais, contribuindo para correção de falhas e utilização correta da verba. “Esta capacitação ainda nos possibilita o compartilhamento de experiências produtivas, estimulando a comunidade escolar ao exercício da cidadania por meio de controle e participação social”, ressalta.

A primeira palestrante do dia foi a técnica Urânia Maria Ramos, que traçou uma abordagem conceitual sobre o PDDE. “Estamos aqui para orientá-los com os gastos, execução e prestação de contas. O objetivo do FNDE é a manutenção da infraestrutura física e pedagógica das unidades, com a consequente elevação da qualidade do ensino”, destaca.

Ao longo do evento, os participantes contam com palestras e oficinas que abordam os aspectos legais, regulamentares e operacionais do programa.

Segundo Joana Campinho, o curso tem o objetivo de orientar, atualizar e esclarecer dúvidas de dirigentes e técnicos envolvidos com a gestão descentralizada do PDDE.  “O PDDE visa oferecer suporte e capacitação aos diretores e envolvidos, com o intuito de democratizar a informação e oferecer mecanismos para a comunidade participar gestão do programa de forma eficiente”, explica.

› FONTE: Ascom PMC


sem comentários

Deixe o seu comentário