Macaé News
Cotação
RSS

Macaé e Niterói se unem pela cultura e definem parcerias para projetos voltados à população

Publicado em 03/04/2014 Editoria: Cultura 1 comentário Comente! Imprimir


Divulgação

Divulgação

O Secretário de Governo de Macaé, Leonardo Gomes, e o Secretário de Cultura de Niterói, Arthur Maia, definiram uma parceria para intercâmbio cultural e musical entre os municípios durante um encontro na tarde desta terça-feira (1º) para discutir a implementação de políticas públicas de cultura e a democratização do acesso da população a diferentes expressões artísticas.

O encontro, realizado em Niterói, teve por objetivo a troca de experiências na área e já apresentará resultados a partir deste mês, com o desenvolvimento de novos projetos voltados à população de Macaé e com a participação de artistas macaenses e niteroienses em eventos nas duas cidades.  

Segundo Leonardo Gomes, a parceria com Niterói integra as ações de governo que visam à modernização da gestão com base em exemplos de sucesso na administração pública e com enfoque na população. Além disso, atende a determinação do Prefeito, Dr. Aluízio, de ampliar as opções culturais e artísticas no município e de oferecer entretenimento de qualidade de forma gratuita.

“Arthur Maia é um artista consagrado da música brasileira que está se tornando referência também como gestor com a revitalização que está promovendo na área da Cultura em Niterói. Nada mais natural do que buscarmos o exemplo dessa experiência tão bem sucedida para aprimorarmos nosso projeto de governo de democratizar a cultura, levando os artistas para próximo do seu público e promovendo o diálogo entre diferentes manifestações artísticas. Desenvolver projetos com a participação de Arthur é uma grande vitória em nossa missão de levar a arte para as ruas”, destacou Leonardo Gomes.

“De hoje em diante, os artistas de Macaé, em suas variadas formas de manifestação artística, serão também apresentados ao Conselho de Cultura de Niterói para poderem fazer parte dos eventos que daquela cidade”, completou.

Para Arthur Maia, a aproximação entre Niterói e Macaé poderá resultar em um novo eixo cultural fora da capital do Rio de Janeiro, fortalecendo os artistas do interior e beneficiando moradores e turistas com uma programação variada.

“As possibilidades de uma parceria na área de cultura entre Niterói e Macaé são infinitas. Em breve vamos apresentar um projeto em grande estilo para mostrar o tamanho da riqueza cultural de ambos os municípios”, ressaltou.

Oficinas culturais e shows gratuitos ganham novo formato em abril

Com o reforço da parceria com Niterói e devido ao sucesso do evento “Águas de Março”, que realizou oficinas culturais em escolas municipais e shows gratuitos para a população na Praia dos Cavaleiros, a Secretaria de Governo realizará no mês de abril uma nova série de eventos culturais e artísticos nas escolas e em espaços públicos da cidade.

As ações ganharão novo formato com o objetivo de reforçar a interatividade e o contato mais próximo da população com diferentes expressões culturais ao mesmo tempo em que buscam a valorização dos artistas locais, a revelação de novos talentos, a apresentação de artistas consagrados e levam programação de qualidade para espaços públicos e dos cartões postais da cidade.

“Nossa intenção é lançar as bases para transformar Macaé em um polo de cultura, promovendo a cidadania, fortalecendo nossas tradições e abrindo espaço para o surgimento de novas formas de expressão cultural”, enfatizou Leonardo Gomes.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


1 comentário

Deixe o seu comentário