Macaé News
Cotação
RSS

Marinha do Chile diz que primeiro tsunami já atingiu norte do país

Publicado em 01/04/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Marinha do Chile afirmou que o tsunami (que se seguiu a um forte terremoto na região) já atingiu áreas no norte do país.

A primeira onda alcançou a localidade de Pisagua. As regiões de Iquique e Patache também foram afetadas.

Até o momento, não há informações sobre feridos. 

O governo ordenou que todas as áreas costeiras fossem evacuadas.

De acordo com o jornal chileno La Tercera, as autoridades preveem que as ondas cheguem a Valparaiso às 22h42. A região de Puerto Montt, mais ao sul, deve ser afetada à 0h02.

Mahmud Aleuy, subsecretário do Interior, afirmou ao periódico que o deslocamento da população provocou grande congestionamento.

 A retirada de pacientes do Hospital Gustavo Fricke, em Viña del Mar, teve de ser feita pela orla, o que provocou preocupação.

 

Tremor

O tremor atingiu a costa do Chile nesta terça-feira (1º), provocando um alerta de tsunami para toda a costa do Pacífico do Sul e da América Central.

Com magnitude de 8,2 graus, o terremoto foi o mais poderoso registrado neste ano no mundo de acordo com o serviço de monitoramento geológico dos Estados Unidos.

O epicentro foi no Oceano Pacífico, a 85 quilômetros da localidade de Cuya, no norte do país, e a 10 quilômetros de profundidade.

Histórico

No mês passado, outro alerta de tsunami ocorreu depois que um terremoto com 6,7 graus atingiu a mesma região do país. Na época 100 mil pessoas tiveram que deixar a área.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário