Macaé News
Cotação
RSS

Começa a temporada dos festivais gastronômicos da região

Publicado em 27/03/2018 Editoria: Gastronomia sem comentários Comente! Imprimir


Abrindo o calendário de eventos deste ano, o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros promove nos dias cinco, seis e sete de abril, a partir das 18h, o sétimo Festival da Sardinha Samba e Choro, com pratos desenvolvidos pelos chefs dos restaurantes associados, tendo como ingrediente principal a sardinha. Os restaurantes participantes do sétimo Festival da Sardinha Samba e Choro são: Luigi, Picanha do Zé, Estação da Praia, Parada do Chopp, Ilhote Sul, Durval, Frutos de Goiás, Kebab Store e Mokaie Steak & Burger. A entrada será gratuita todos os dias com shows de choro e roda de samba. A grande novidade deste ano será a apresentação do grupo Choro na Rua, sucesso no Rio de Janeiro.

A expectativa é que o evento movimente a economia local pesqueira e o turismo regional. Os pratos serão comercializados por R$ 10 nos estandes montados na orla dos Cavaleiros e também estarão sendo oferecidos nos restaurantes nessas datas. Além das food bikes com opções de sobremesas e estandes com cervejas artesanais, o Polo Gastronômico terá variedades em drinks, rótulos de vinhos, pastéis de sardinha e porções de batatas. A expectativa é que haja um consumo aproximado de duas toneladas de sardinha para elaboração dos pratos.

O sétimo Festival da Sardinha Samba e Choro irá reunir grandes nomes da música popular regional durante a programação na orla. O grupo Choro na Rua se apresenta na quinta (5) e na sexta-feira (6). Idealizado pelo compositor e trompetista Silvério Pontes, o grupo é sucesso nas rodas de choro do Rio de Janeiro. Já no sábado (7) a animação fica por conta da roda de samba do polo, formada pelos sambistas Lita Lopes, Benze, Merica, Malaka, Neguinho, João, Adelson, Diego, entre outros artistas renomados do samba em Macaé.

O Polo promove anualmente cinco grandes eventos: Festival da Sardinha Samba e Choro, Beer Beach Burger, Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, Circuito do Camarão e Butecando na Orla. São oportunidades que unem as famílias macaenses e os turistas para conhecer a cultura e a diversidade da gastronomia de Macaé, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da cidade. A diretoria do Polo garante que mais uma vez o público terá infraestrutura, segurança, conforto, comodidade, diversão para toda família e o que há de melhor em qualidade de gastronomia.

Sardinha é rica em proteína e ômega 3

A estrela do evento é rica em proteína, cálcio e ômega 3. Entre os benefícios oferecidos por essa gordura estão um coração saudável e um corpo livre de males como câncer. Tem mais cálcio que o leite, uma lata de sardinha (85 g) oferta 460 mg do mineral, que afasta a osteoporose. É fonte de vitamina D, essencial para a absorção de minerais como cálcio e fósforo. Oferece tantas proteínas quanto a carne vermelha: 100 g da assada (32,2 g) tem quase a mesma porção de um filé mignon grelhado (32,8 g). Uma dieta rica em proteínas está associada, entre outras coisas, à redução da pressão arterial, ao controle do diabetes e a um menor risco de câncer. A sardinha também é um reservatório de fósforo, triptofano e vitamina B12, que asseguram o estado de bem-estar cerebral.

Conheçam os pratos do festival

Restaurante: Luigi.
Chef: Preta Maria.
Prato: Sardinha Ubriache.
Receita: Penne com sardinha ao molho de vinho tinto, tomates, cebolas e manjericão, finalizado ao grana padano.

Restaurante: Estação da Praia.
Chef: Joãozinho. 
Prato: Vai, Malandra!
Receita: Sardinha na pressão, queijo mussarela deitado na massa de pastel. Acompanha molho de abacaxi com pimenta dedo de moça.

Restaurante: Durval.
Chef: Geraldo Correa e Alan Tercio.
Prato: Sardinha na Farinha de Pão.
Receita: Sardinha frita empanada na farinha de pão, acompanhada de vinagrete temperado no vinagre artesanal de banana.

Restaurante: Mokaie Steak & Burger.
Chef: Julio Pinto.
Prato: Sardinha Defumada.
Receita: Sardinha defumada com molho de ervas e tomates confitados. Acompanha torradas.

Restaurante: Kebab Store/Delícias da Cheff.
Chef: Miriam Dias.
Prato: Sardinhas Surpreendentes.
Receita: Palitos crocantes de sardinha acompanhadas de molho picante à base de pimenta calabresa e molho cítrico com limão e especiarias.

Restaurante: Parada do Chopp.
Chef: Irineu.
Prato: Sardinha Napolitana.
Receita: Pimentões coloridos, alho, cebola, abobrinha, berinjela, azeite, vinagre e azeitonas verdes.

Restaurante: Picanha do Zé.
Chef: Valéria Monteiro .
Prato: Pressão do Zé.
Receita: Sardinha na pressão, purê de batata com maionese, molho ao sugo e alecrim fresco.

Restaurante: Frutos de Goiás.
Chef: Junior Barcelos.
Prato: Metidinha.
Receita: Linguiça mista de sardinha defumada e pernil suíno com molho tártaro e fatias de baguete francesa.

Restaurante: Ilhote Sul.
Chef: Renato Martins.
Prato: Sardinhas Marombadas Assadas no Forno.
Receita: Batatas doces, cebola roxa, azeite de oliva com chilli, tomilho, tomates secos, filé de sardinhas, iogurte natural, coentro, hortelã, sal, pimenta do reino e gomos de limão.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: