Macaé News
Cotação
RSS

Oficinas interativas levam arte e esporte aos alunos da rede municipal de Macaé

Publicado em 01/04/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


O contato direto com diferentes expressões culturais por meio da arte e do esporte. Esse foi o resultado das oficinas e apresentações artísticas e esportivas que levaram momentos de descontração e muita interatividade aos alunos do Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, no bairro Nova Holanda, do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, no bairro Virgem Santa, e do Ciep Municipalizado Maringá, no Campo D’Oeste.

Realizada pela Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Macaé, a iniciativa integrou as atividades do evento Águas de Março – que levou shows gratuitos à Praia dos Cavaleiros nos dias 22 e 29 de março – e teve por objetivo aproximar os estudantes de diferentes expressões artísticas e do esporte, democratizando o acesso à cultura e colaborando para a formação cidadã dos jovens. As atividades contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

“Essas oficinas fazem parte das agendas positivas do governo. A pretensão foi criar um ambiente de recreação e de proximidade dos alunos com a arte. Acredito que essa iniciativa colabora com a visão de uma gestão antenada com o social”, frizou o Secretário Municipal de Governo Leonardo Gomes.

No Ciep Nova Holanda, a oficina foi realizada na sexta-feira (28), quando a quadra tornou-se palco para uma oficina e apresentação musical com grupo de artistas que participaram do show Águas de Março. Em atividades interativas, os estudantes, puderam conhecer um pouco mais sobre instrumentos como teclado, violão e o cajón, um instrumento de percussão de origem latina, e dividir o microfone com os artistas, que apresentaram clássicos do rock e mpb e sucessos atuais do pop e até do funk.

Diretor do Ciep, Pueblo Peçanha ressaltou a contribuição da oficina para a formação dos estudantes. “Ficamos muito felizes em receber essa ação em nossa escola. Além de trazer diferentes expressões musicais com as quais as crianças nem sempre têm contato, ampliando os horizontes e o conhecimento, permitiu o acesso a momentos de entretenimento e cultura que não costumam chegam ao bairro”, destacou.

No sábado (29), foi a vez dos alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, no bairro Virgem Santa, vivenciarem momentos dedicados à música, ao grafite e ao esporte, em uma grande celebração cultural. Durante o evento, além da oficina de música, com Amanda Amado e Phil e Banda, crianças e adolescentes puderam conferir a arte do grafite em ação, com o artista Marlon Muk, e de participar de bate-papo e disputas de partidas com atletas da equipe juvenil do Macaé Basquete.

Primeira escola a receber a oficina, no dia 22 de março, o Ciep Maringá recebeu a cantora Amanda Amado e os músicos Phil Braga e banda para uma apresentação que emocionou os estudantes e abriu espaço para os alunos mostrarem seus talentos.

Para a Subsecretária de Educação no Esporte, Cultura e Saúde, Mônica Couto, o sucesso das oficinas demonstra a importância do investimento em ações ligadas à cultura e ao esporte no ambiente escolar e aponta para a necessidade de um trabalho contínuo e conjunto em prol da formação dos estudantes.

“Estamos encantados com as oficinas. Elas proporcionaram uma leveza ao ambiente escolar, apresentaram outras referências culturais aos nossos alunos e permitiram a oportunidade para que eles conhecessem novos exemplos a serem seguidos”, enfatizou.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário