Macaé News
Cotação
RSS

Aulas no Cetep começam a partir do dia 5 de março

Publicado em 28/02/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


As aulas teóricas e práticas de ambos os cursos vão acontecer até o mês de abril

As aulas teóricas e práticas de ambos os cursos vão acontecer até o mês de abril

Com uma procura muito grande, começam, a partir desta segunda-feira (5 de março), os cursos gratuitos oferecidos no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio. Os candidatos atendidos devem estar atentos. Quem que não comparecer ao curso na primeira semana de aula, com exceção de apresentação de justificativa formal, terá a vaga reservada para aquele que não foi contemplado na primeira listagem. Ainda há vagas para os cursos de escultura em biscuit e cabeleireiro avançado, cuja exigência é ter o curso básico.

Foram ofertadas 862 vagas de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional distribuídas em 26 cursos. De acordo com registros da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, a última segunda-feira (26) foi recorde de inscrição com  a distribuição de 1.200 senhas distribuídas. Entre os cursos mais procurados estão os de Assistente de Logística, Costura para iniciantes, todos da área de saúde, além dos novos de Técnicas Básicas de Massagem Relaxante e Energética, Auxiliar de Panificação e Básico de Confeiteiro. As aulas teóricas e práticas de ambos os cursos vão acontecer até o mês de abril no Copa da Secretaria de Educação, que vai abrir uma Padaria Escola para receber os alunos.

Fernando Francisco da Silva, de 53 anos, fez questão de se cadastrar no curso de Auxiliar de Panificação. Desempregado, o vigilante comentou  que resolveu se inscrever para ter outra oportunidade de emprego. "Temos que nos aprimorar. O mercado de trabalho nos exige isso. Tenho esperança de concluir o curso e conseguir uma vaga de trabalho", conta.

Também de olho em novas oportunidades, a cabeleireira Alessandra Conceição de Lima, de 35 anos, se inscreveu no curso de Técnicas Básicas de Massagem  Relaxante e Energética. "Quero expandir meu negócio. Aprender técnicas de massagem será muito importante para aumentar minha renda", conta.

Cada curso será realizado em locais específicos como Cetep, Macaé Facilita de Córrego do Ouro, Copa da Secretaria de Educação (Barra) e Cidade Universitária. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, os cursos oferecidos no Cetep primam pela ampliação de horizontes. "Os atendidos terão a oportunidade de se qualificar em cursos de curta duração", ressalta.

Seleção

Para os cursos de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idoso e Técnicas Básicas de Massagem Relaxante e Energética, o candidato passará por seleção. O processo, iniciado na última terça-feira (27), segue até quinta-feira (1° de março), com prova de redação e entrevista de caráter eliminatório na sede do Cetep.

Também nesta terça-feira (27) foi realizada prova de redação de caráter eliminatório. A relação dos classificados na prova de redação será anunciada na sede do Cetep nesta quarta-feira (28). Na quinta-feira (01), haverá entrevista de caráter eliminatório, das 8h às 12h. Nesta sexta-feira (02 de março), será  divulgada na sede do Cetep a lista dos candidatos classificados na seleção.

Cursos

Os cursos, segundo a secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, serão ministrados por profissionais especializados. Ela esclareceu que, este ano, o Cetep abriu cursos novos para atender a demanda de interessados, que desejam participar de cursos rápidos para obter melhores oportunidades no mercado. Para isso, foram planejados seis eixos: Ambiente e Saúde, com foco para Beleza, como Cabeleireiro Básico, Cabeleireiro Avançado, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Barbeiro. Já o de Ambiente e Saúde, conta com os cursos de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idoso, Técnicas Básicas de Massagem Relaxante e Energética. O de Produção Cultural e Design abrange os cursos de Costura para Iniciantes, Artes em Tecido e Linha feito a mão, Esculturas em Biscuit, Técnicas Básicas de Desenho Livre e Pintura Artística.

Outro destaque é o eixo Hospitalidade e Lazer, com cursos em Noções Básicas de Serviço de Recepcionista, Auxiliar de Panificação e Básico de Confeiteiro. O eixo Informação e Comunicação integra os cursos de  AutoCAD 2D para iniciantes e Informática Básica. O eixo Controle e Processos Industriais terá cursos de Interpretação e Implantação da Norma e Medição Dimensional.

Já o eixo Gestão e Negócios conta com cursos Assistente de Logística, Auxiliar de Administração, Preparatório para atendimento em Agência Bancária, Auxiliar Financeiro, Noções Básicas de Recursos Humanos e Noções  Básicas para Serviços  Administrativos.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário