Macaé News
Cotação
RSS

CCZ realiza mutirão em vários bairros de Macaé

Publicado em 27/02/2018 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Os agentes comunitários de saúde participam, nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), de capacitação sobre o controle do Aedes aegypti

Os agentes comunitários de saúde participam, nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), de capacitação sobre o controle do Aedes aegypti

As ações de controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha, o Aedes aegypti, continuam. Esta semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, realiza mutirão em diversos bairros de Macaé. Até sábado (3), os serviços acontecerão nos Cajueiros, na Nova Esperança, na Vila Badejo, no Visconde de Araújo, além de Nova Malvinas, que recebe somente nesta terça-feira (27).

Nesse período, haverá, também, controle de roedores nos bairros Botafogo, Imbetiba, Miramar, Morro do Lazaredo, Jardim Aeroporto, Sol Y Mar, Barra, Aroeira e Centro.

O CCZ faz atividade de produção e atualização de mapas das localidades, o Reconhecimento Geográfico (RG). A ação consiste em numeração de quarteirões, identificação de ruas e logradouros, além de avaliação do quantitativo dos imóveis do município por tipo. A iniciativa, que acontece em diversos bairros, esta semana, é condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa de entomologia (ramo da zoologia que estuda os insetos) e tratamento químico.

O controle do Culex contará com técnica de conchadas para Levantamento de Índice de Infestação, com aplicação de larvicida via bomba costal. Os serviços acontecem nos canais da Ajuda de Baixo e Jardim Esperança, nesta terça-feira (27). Já os canais da Virgem Santa e Horto receberão a ação nesta quarta-feira (28). Na quinta-feira (1°) e sexta-feira (2), será a vez dos canais da Aroeira, Capote e Bairro da Glória.

A semana terá, ainda, orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos, por meio de bombas aspersoras. As localidades beneficiadas são: Centro, Virgem Santa, Botafogo, Novo Cavaleiros, Nossa Senhora da Glória, São Marcos e Praia Campista.

Capacitação

Os agentes comunitários de saúde participam, nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), de capacitação sobre o controle do Aedes aegypti. Os contemplados são das Estratégias Saúde da Família do Sana, na região serrana, Praia Campista e Malvinas.

Na quinta-feira (1°), será realizada a segunda etapa da Capacitação para Monitoramento de Epizootias em Primatas Não Humanos. O evento acontecerá, das 8h às 17h, no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), localizado no bairro São José do Barreto.

O objetivo é capacitar as equipes do CCZ e demais participantes para atuarem no Monitoramento de Epizootias em Primatas Não Humanos no município. A vigilância em epizootias visa à prevenção de casos humanos de febre amarela, por meio da identificação precoce da circulação viral na população de macacos mortos ou doentes (vigilância passiva).

Contato com o CCZ

O CCZ fica na Rua Darcílio Possati, 134 - Visconde de Araújo. O telefone é o 0800-0226461 (disque dengue). Contatos também podem ser feitos pelo e-mail cczmacae@yahoo.com.br.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário