Macaé News
Cotação
RSS

Estudantes dão show de criativadade em Feira de Inovação e Empreendedorismo na ACRJ

Publicado em 31/03/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Encanamento domiciliar que trata a água suja e reutiliza para regar plantas ou lavar carros e transforma o gás metano do esgoto em adubo orgânico; aplicativos para smartphones e tablets que auxiliam deficientes físicos a se locomover ou pegar ônibus com autonomia; carregador solar inovador devido ao baixo custo operacional; e um chuveiro que avalia e regula os níveis de cloro da água para não danificar a pele e o cabelo. Estes são apenas alguns dos trabalhos feitos por alunos dos ensinos Fundamental, Médio, Normal e de Jovens e Adultos, de escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro. Eles participam, dia 31 de março, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), da 7ª Exposição de Inovação e Empreendedorismo promovida pelo Programa Inovar para Crescer nas Escolas (PINCE).

A iniciativa é do Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da ACRJ, em parceria com o Sebrae, a secretaria municipal de Ciência e Tecnologia do Rio e a Eletrobrás, entre outras. A feira pretende exibir inovações desenvolvidas por jovens pesquisadores, novas propostas pedagógicas e projetos que propiciem melhor qualidade de vida aos cidadãos e às condições climáticas do planeta. Ao todo, treze trabalhos selecionados pelo Comitê Consultivo estarão em exposição e participarão do  julgamento final que vai escolher os melhores.

O objetivo da Feira é despertar o interesse do jovem para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação. De acordo com o coordenador pedagógico do PINCE, Edison Borba, além de prêmios, os projetos podem se transformar em bons negócios, permitindo até a criação de pequenas e micro empresas.

“O Brasil começou a acordar e ver que a escola não é aquele cantinho separado em que o cidadão se forma, pega o diploma e vai procurar emprego”, avaliou Borba.

No ano passado, invenções de estudantes que participaram do PINCE chamaram a atenção pela criatividade e preocupação com as causas ambientais. Piso ornamental feito de jornal reciclado, cadeira para idosos que o ajudam a levantar-se, carteira antiperda e escova progressiva ideal são exemplos das criações dos alunos que participaram da última edição.

Serviço

7ª Exposição de Inovação e Empreendedorismo do PINCE

Data: 31 de março de 2014

Horário: Das 9 às 15 horas

Local: Palácio do Comércio - Rua Candelária, 9, hall de entrada, Centro, Rio de Janeiro.

Entrega do Prêmio Inovar para Crescer

Data: 31 de março de 2014

Horário: 16 horas

Local: Palácio do Comércio - Rua Candelária, 9, subsolo, Centro, Rio de Janeiro.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário