Macaé News
Cotação
RSS

Chico Alencar lança biografia “Caminhos de um aprendiz” em Cabo Frio e Macaé

Publicado em 19/01/2018 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Obra sobre a vida do professor de história que se tornou um respeitado parlamentar será lançada nos próximos dias 2 e 3 com rodas de conversa sobre educação

Obra sobre a vida do professor de história que se tornou um respeitado parlamentar será lançada nos próximos dias 2 e 3 com rodas de conversa sobre educação

Antes de ocupar o quarto mandato consecutivo como deputado federal, Chico Alencar percorreu um longo caminho. Da infância feliz na então capital federal e no interior, marcada pelos valores e limitações da educação religiosa da época, à juventude reprimida pela ditadura militar, passando pelo ingresso na Universidade Federal Fluminense, onde se descobriu professor de História, o seu trajeto foi agitado e repleto de percalços. Foi peregrinando pelas salas de aula de inúmeros colégios no Rio de Janeiro que confirmou sua vocação como educador e também como escritor. De lá para cá, publicou mais de 30 livros, inclusive infantis, só ou em parceria.

Toda a sua história de vida é contada na biografia Chico Alencar: caminhos de um aprendiz, um livro imprescindível para entender o Brasil de hoje, resgatar a dimensão cidadã da política e recobrar esperanças para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Escrito pelos jornalistas Pedro de Luna e Marcelo Movschowitz, será lançado no dia 2 de fevereiro, no Mart, em Cabo Frio, e no dia 3, na Sociedade Musical Nova Aurora, em Macaé. Os eventos são abertos ao público e contarão com rodas de conversa com o biografado, além de lideranças na área de educação. Em Macaé, está confirmada a presença do professor Tarcísio Motta, pré-candidato a governador do Rio de Janeiro pelo Psol.

“Do livro podem esperar o relato franco e sincero de uma história de vida de um brasileiro comum, da geração que resistiu à Ditadura e que trabalha para construir a Democracia, de fato”, declarou Chico Alencar.

Chico Alencar: caminhos de um aprendiz não relata apenas a vida social e política do biografado. Sua história pessoal, seus amores, dos quais nasceram quatro filhos, ali também estão. Tudo isso embalado por muita arte, música e literatura, referências presentes em seu dia a dia.

Viabilizado através de uma campanha de financiamento coletivo, que contou com mais de 400 colaboradores, o livro conta com depoimentos muito francos de Saturnino Braga, Milton Nascimento, Luiza Erundina, Cristovam Buarque e Marcelo Freixo, entre outros - inclusive adversários políticos, como Ronaldo Caiado. Não se trata, portanto, de um texto laudatório, como costuma acontecer quando figuras políticas são biografadas.

Cercado por artistas de todos os lados, o livro conta também com caricaturas de Aroeira, Paulo Caruso e Ziraldo. O projeto gráfico é do Estúdio Malabares, sob os cuidados da designer Ana Dias, a segunda dos quatro filhos de Chico. O livro é vendido apenas pela internet e em eventos de lançamento.

HISTÓRIA - A liderança surgiu naturalmente no grêmio escolar, despontou no movimento das associações de moradores e culminou em sua primeira atuação político-partidária, quando elegeu-se vereador e, depois, deputado estadual. Mas no meio do caminho havia pedras, entre elas as derrotas nas duas eleições que disputou para prefeito do Rio. Ao passar a exercer mandato em Brasília, Chico fez uma escolha que lhe cobrou um preço alto, mas que foi reconhecida ao ser considerado por seis vezes o deputado mais atuante, de acordo com os jornalistas que cobrem a Câmara (Prêmio Congresso em Foco) e, desde 2006, um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional (DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Atualmente foi lançado pelo Psol como pré-candidato a senador pelo Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Chico Alencar – Caminhos de um aprendiz (428 páginas, Ilustre Editora, R$ 50), de Pedro de Luna e Marcelo Movschowitz e Roda de Conversa sobre Educação.

Cabo Frio

Dia 02 de fevereiro (Sexta)

19h – Roda de Conversa e em seguida, lançamento e sessão de autógrafos.

MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional

Largo de Santo Antônio – Centro

Macaé

Dia 03 de Fevereiro (Sábado)

Sociedade Musical Nova Aurora

Avenida Rui Barbosa, 51 – Centro

9h – Roda de Conversa entre educadores (Chico Alencar, Tarcísio Motta, Guilhermina Rocha, Daniel Nascimento, Júlio Boldrin e Paulo Henrique)

11H – Lançamento e sessão de autógrafos

12H30 – Feijoada Cultural

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário