Macaé News
Cotação
RSS

Cabo Frio vira a capital da observação de pássaros

Publicado em 11/01/2018 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Marreca Toucinho, Colhereiro, Irerê e Maçarico. Vira-pedra, Talha-mar, Flamingo Grande dos Andes e Flamingo Chileno, Batuíra de Peito de Tijolo, Surucuá-variado e Formigueiro do Litoral. Não, não é a escalação de nenhuma equipe de futebol. Muito pelo contrário.

São algumas das espécies que escolhem Cabo Frio para passar o verão, fazendo da cidade um importante ponto de contemplação de aves, muitas vezes raras e exóticas. A migração, aliás, tem atraído muitos praticantes de &39;birdwatching&39; observação de pássaros, também denominada &39;passarinhada&39; , que se reúnem em pontos específicos do município, como as trilhas na região do Farol da Lajinha, nas proximidades da Ilha do Japonês.

De acordo com o ambientalista Antonio Angelo, a prática de &39;birdwatching&39; tem crescido bastante nos últimos anos no Brasil. São diversos os grupos que se dedicam a fotografar as várias espécies de passaros. E todos aproveitam para compartilhar suas fotos em diversas comunidades na Internet. Uma delas é a www.wikiaves.com.br, onde é possível encontrar quase quatro mil aves que foram clicadas somente em Cabo Frio, totalizando 214 espécies diferentes.

"É uma atividade que atrai visitantes o ano inteiro, que não medem tempo nem esforços para conseguir suas fotos. Os dados coletados por eles vão para diversos sites do mundo todo e acabam atraindo mais e mais visitantes. O registro do Flamingo Grande Chileno, por exemplo, tem gerado contatos do mundo todo, de clubes de &39;birdwatchers&39; que querem vir para cá", destaca Antonio Angelo.

Muitas vezes fugidas do frio do Hemisfério Norte, as aves &39;desembarcam&39; em Cabo Frio para descansar e procurar alimentação, além de também aproveitarem a temporada para a reprodução. A escolha da cidade, aliás, se deve a uma conjunção de fatores. Elas chegam atraídas pela fria corrente marinha aliada a uma zona quente que é decorrente do regime de ventos que seguem, principalmente, em direção nordeste.

› FONTE: O Dia


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: