Macaé News
Cotação
RSS

Termina nesta sexta inscrição para programa de formação de professores

Publicado em 10/01/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Termina na sexta-feira (12) o cadastro para curso superior, oferecido na Plataforma Freire. As vagas são direcionadas apenas aos professores em exercício na rede pública de Educação Básica. Criada pelo Ministério da Educação, a plataforma é a porta de entrada dos professores que lecionam nas salas de aula, nas instituições públicas de ensino superior.

A Plataforma Freire trata-se de um sistema de gestão, que distribui vagas para cursos entre professores brasileiros da educação básica. A gestão da plataforma fica por conta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o acesso do professor à universidade está previsto no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. “Esta é uma oportunidade para os educadores se qualificarem e terem outra chance de acesso ao Ensino Superior", destaca.

Para participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o professor deve se pré-inscrever. Após o cadastro, a plataforma vai enviar à Secretaria de Educação todas as pré-inscrições de professores. É a secretaria que vai validar a inscrição, autorizar a participação do professor e encaminhar o nome do educador para a universidade. O período para análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas, será até o dia 2 de fevereiro de 2018.

Estão sendo oferecidos os seguintes cursos: primeira licenciatura, em diferentes áreas, para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula; especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nessa modalidade da educação; especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nos anos iniciais.

Na lista também estão as seguintes especializações: Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais; em Matemática para professores com formação superior, que lecionam Matemática nos anos finais do Fundamental e em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental.

O cadastro na Plataforma Freire requer número do CPF, nome da mãe, data de nascimento e e-mail válido. O sistema enviará um link por correio eletrônico para confirmar a inscrição e validar uma senha. Depois de fazer o login, o professor só precisa realizar a candidatura em um dos cursos disponíveis.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário