Macaé News
Cotação
RSS

Ações de combate ao Aedes aegypti seguem nesta semana

Publicado em 08/01/2018 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A ação acontece nesta segunda-feira (8), no Canal Macaé Campos III

A ação acontece nesta segunda-feira (8), no Canal Macaé Campos III

Chuva e calor são os ingredientes perfeitos para acelerar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue, chicungunha e zika vírus. Pensando nisso, a Prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), adotou uma postura mais enérgica com a utilização de técnicas de conchadas (quando o funcionário do CCZ retira material do Canal para análise laboratorial) para o Levantamento de Índice de Infestação, com utilização da bomba costal (um tipo de fumacê para atacar pernilongos adultos) na aplicação de larvicida.

A ação acontece nesta segunda-feira (8), no Canal Macaé Campos III. Já na terça-feira (9), nos canais Ajuda de Baixo e Jardim Esperança. Na quarta-feira (10), é a vez dos canais Virgem Santa e Horto receberem os trabalhos. Já na quinta-feira (11), Canal Aroeira. Para encerrar a semana, na sexta-feira (12), os canais Capote e Bairro da Glória recebem os trabalhos.

O órgão público que combate as endemias também vai atuar no controle de roedores. Na segunda-feira (8), os trabalhos seguem no Centro e Lagomar. Na terça-feira (9), no Cajueiros. Já na quarta-feira (10), é a vez do Alto dos Cajueiros e quinta-feira (11), na Fronteira e Lagomar. Na sexta-feira (12), Visconde de Araújo.

Reconhecimento geográfico

Durante a primeira quinzena de janeiro, o CCZ faz o reconhecimento geográfico do município, com produção e atualização dos mapas dos bairros. Os agentes observam a numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, com o quantitativo dos imóveis por tipo. O reconhecimento geográfico é uma atividade que precede a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e de tratamento químico.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que, em casos de chuvas, os itinerários podem sofrer alterações.

Maiores informações pelo telefone: 0800-0226461.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário