Macaé News
Cotação
RSS

Educação promove pós-graduação em Gestão Escolar

Publicado em 03/01/2018 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação inicia em fevereiro a pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar para diretores e diretores adjuntos da rede municipal de ensino de Macaé. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de fevereiro de 2018, via Internet, no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), através do link: https://formacaomacae.wixsite.com/formacao/quem-somos. A aula inaugural será no dia 7 de fevereiro e as aulas iniciam na quarta-feira seguinte, dia 14, das 8h às 12h, no CFCG.

Os critérios para garantir a vaga serão por ordem de inscrição, estar na direção geral ou adjunta de uma unidade escolar municipal em 2018, ser professor, orientador pedagógico ou professor orientador de uma unidade escolar municipal em 2018, e ser professor da rede municipal com pretensões de candidatura à Gestão Escolar na próxima eleição para diretores. Em todos os casos o candidato não pode ter pós-graduação em Gestão.

O curso é organizado pela equipe da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, por meio do CFCG, em parceria com a Secretaria Adjunta de Ensino Superior e a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que certificará os concluintes da pós.

A pós terá duração de um ano e dez meses, sendo concluída em 2019, com um total de 360 horas/aulas e 89 encontros presenciais. Ela acontece em cumprimento à lei para eleição de diretores e é organizada de forma que o gestor compreenda, não apenas o modelo de gestão colegiada, participativa, mas também o enfoque nas pesquisas e atividades pedagógicas e teóricas das unidades de ensino.

O conteúdo programático do curso contempla ainda discussões teóricas, práticas e pré-bancas até o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) que será construído ao longo da pós. A ideia é que haja troca de experiência entre os gestores para que possam aplicar nas escolas o que for apresentado em sala de aula e levar os resultados para discussões nas aulas seguintes.

As disciplinas serão as seguintes: Entre o Público e o Privado; Gestão Pública Educacional; Gestão de Qualidade ou Qualidade na Gestão?; Planejamento Sistêmico: relações-processo-resultado; Escola – Violência – Diversidade Social; Gestão de Pessoas; Pesquisa e Gestão: o Papel Administrativo-Pedagógico do Gestor; Identidade de Escola: história e memória; Educação e Tecnologias no Espaço Escolar; Importância da Comunicação Interna; Eu e a Escola; projeto e trabalho final.

As aulas serão ministradas por professores mestres e doutores, sendo boa parte da rede municipal de ensino e parceiros, além da FeMASS e da Salesiana. As informações foram passadas pela professora Cremilda Barreto Couto, coordenadora da pós junto com as também professora,s Maria Inês Barreto Netto e Regina Célia Santos Nascimento.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário