Macaé News
Cotação
RSS

Posto Guarda-Vidas inaugurado nesta quinta na praia de Imbetiba

Publicado em 23/11/2017 Editoria: Segurança sem comentários Comente! Imprimir


As comemorações prosseguem nesta sexta-feira (24), com solenidade no quartel a partir das 10 horas.

As comemorações prosseguem nesta sexta-feira (24), com solenidade no quartel a partir das 10 horas.

Na manhã desta quinta-feira (23), fazendo parte das comemorações do 51º aniversário do 9º Grupamento de Bombeiro Militar de Macaé(GBM), foi inaugurado o posto guarda-vidas da praia de Imbetiba. O espaço é fixo e oferece estrutura para suporte aos guardas que atuam na área, bem como à população que passa a ter uma referência de atendimento. As comemorações prosseguem nesta sexta-feira (24), com solenidade no quartel a partir das 10 horas.

O posto guarda-vidas conta com estrutura necessária e equipamentos de segurança para atender às necessidades dos militares. Do alto da plataforma, os bombeiros podem acompanhar a movimentação e, em um eventual socorro, poderão descer para a areia. A praia de Imbetiba é reconhecida pelo Grupamento por ter um baixo índice de  afogamentos.

O local escolhido para a instalação é estratégico, pois oferece uma visão de toda a praia. Macaé conta com 145 bombeiros militar. Deste total, 70 são guarda-vidas. A obra da estrutura do posto foi executada pela Prefeitura de Macaé.

O espaço conta com a atuação de um guarda por plantão. Macaé agora conta com seis postos fixos de salvamento: Imbetiba (1), Cavaleiros (2), Lagoa (1), praia do Pecado (1) e Aeroporto (1). A previsão é que, a partir do mês de dezembro, Macaé conte com postos itinerantes de salva-vidas nas praias de Cavaleiros, Pecado e Campista.

A inauguração foi marcada pelas presenças dos representantes do Forte Marechal Hermes, comando de Área de Cabo Frio, Comando de Bombeiros de Área e Comando do 9º Grupamento de Bombeiros Militar. Representando o Prefeito de Macaé, Dr Aluizio, esteve o secretário Adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos, que ressaltou a construção de novos postos de salvamento na cidade ser muito importante para a segurança dos banhistas que visitam as praias e, muitas vezes, não conhecem as condições do mar. “Nossas praias são cartões postais da nossa cidade. Agradecemos o empenho e comprometimento da corporação que atende o nosso município  com muita dedicação”, ressalta.

O comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), tenente-coronel André Luiz Siqueira do Carmo, agradeceu  a atuação dos representantes da corporação. “O posto será um reforço a mais no atendimento à população. Agradecemos pelo apoio do Poder Público, da Secretaria de Infraestrutura e ao comprometimento e profissionalismo  da corporação“, destacou o comandante. A ocasião contou com homenagens aos bombeiros que se destacaram no trabalho durante o mês de outubro.

Na oportunidade, o jovem Vitor Gabriel Cardoso, que foi vítima de afogamento recente em Rio das Ostras, agradeceu pelo apoio e trabalho dos guarda-vidas. “Estamos emocionados. Meu filho está vivo graças a Deus e aos bombeiros”, contou a mãe do jovem, Luciana da Silva Cardoso.

Participaram também da inauguração o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, além do assessor da Secretaria de Infraestrutura, Hans Vieira dos Santos, que representou o secretário, Célio Chapeta.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário