Macaé News
Cotação
RSS

Saúde realiza atividades para exaltar Novembro Azul

Publicado em 13/11/2017 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Este mês acontece a campanha nacional Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é a segunda mais comum entre os homens. A Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 21 a 28 várias atividades para apoiar a campanha.

No dia 21, a Estratégia Saúde da Família (ESF) da Fronteira promoverá conscientização na praça do bairro, a partir das 8 horas. Na ESF de Córrego do Ouro, a programação está marcada para o dia 23, quando será realizada uma caminhada a partir das 16h. "Vamos percorrer a rua principal da localidade, entregando material informativo para a população", informou a gerente Juliana Tatagiba, acrescentando que não será necessário fazer inscrição, basta chegar até o local para participar.

Também no dia 23, a Estratégia Saúde da Família do bairro Visconde de Araújo apresentará, às 14h, uma palestra informativa sobre o assunto, que contará com a participação dos acadêmicos do curso de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No dia 24, as atividades serão de conscientização sobre o câncer de próstata e de mama e será realizada na ESF de Glicério, a partir das 8h30, com uma roda de conversa com a participação de pessoas que tiveram a doença, palestra informativa sobre câncer e ações de beleza, com manicure e cabeleireiros na recepção da unidade.

Já no dia 27, a Estratégia Saúde da Família da Nova Holanda realizará atividades de sensibilização sobre Novembro Azul e ainda haverá orientações sobre alimentação com as nutricionistas da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), a partir das 14h.

Na ESF do Morro de São Jorge, as atividades serão realizadas no dia 28 e começarão às 15h, com palestras de conscientização, saúde do homem e uma confraternização entre os participantes.

Câncer de próstata

Um dos sintomas do câncer de próstata é a dificuldade de urinar. O diagnóstico é feito por meio do exame de sangue PSA (principal proteína encontrada no sangue e específica da próstata) e pelo toque retal, pois a glândula fica localizada no terminal do reto e geralmente 90% das alterações ficam na parte periférica e posterior da glândula.

O exame deve ser feito por homens com 40 anos, se tiver casos da doença na família antes do 60 anos de idade. A partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer a prevenção.

O tratamento para casos em que a doença está no estágio inicial é a cirurgia e radioterapia. Quando a doença estiver mais avançada, o tratamento é feito com radioterapia e com hormônios.

O que é próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: