Macaé News
Cotação
RSS

Pré-Vestibular Social: alunos se preparam para segunda etapa do Enem

Publicado em 10/11/2017 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A maratona para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua. Um total de 240 alunos do Pré-Vestibular Social, único curso preparatório gratuito do município, participam até esta sexta-feira (10), de aulões das disciplinas que serão aplicadas neste domingo (12). São questões de Ciências da Natureza e Matemática. Agora, ao invés de ser aplicado em um único final de semana, o Enem acontece em dois domingos seguidos. As datas escolhidas para esta edição foram dias 05 e 12, próximo domingo.

Desde a última terça-feira (7), a equipe de professores do Pré-Vestibular Social está realizando aulas específicas. Os aulões acontecem na Cidade Universitária, nas próprias salas de aula do curso. Nesta sexta-feira (10), será  de Biologia e Física. Os alunos também já revisaram conteúdos de Matemática I, nesta quinta-feira (9). Já na quarta (8), foi a vez de Matemática e Geometria conduzidas pelo professor de Matemática e secretário de Educação, Guto Garcia. Na última terça-feira (7), foi a disciplina de Química.

Dicas

A recomendação é para que os estudantes façam uma visita ao local de provas com antecedência, para conhecer o trajeto até lá e evitar imprevistos que provoquem atrasos. Os portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília).

Neste domingo (12), os candidatos terão 4h30 para responder todas as perguntas. Será mantida a mesma quantidade de questões (45) em cada área de conhecimento. De acordo com o coordenador do Pré-Vestibular Social, Reginaldo Moraes, a expectativa é dar prosseguimento ao alto índice de aprovação obtido nos anos anteriores. "Contamos com uma média de 80% de aprovados nas faculdades do país. Temos a atuação de um grupo especializado de 11 professores da rede municipal. O Pré-Vestibular Social não fica para trás de nenhum cursinho particular", ressalta Reginaldo.


Ele lembra que, desde o mês de outubro, as revisões e simulados estão mais intensificados. "Os professores se concentram em questões que podem ser mais cobradas e os alunos focam em temas que têm mais dificuldades", observa Reginaldo.

Relaxamento

Para maior integração e relaxamento dos candidatos ao Enem e alunos do Pré-Vestibular Social, na quarta- feira (1), foi realizada uma dinâmica e atividade de entrosamento fora das dependências do cursinho. "A ideia é estar sempre mais perto dos alunos nesse momento que antecede a última prova. Foi um momento de confraternização. Toda nossa equipe está mobilizada para incentivar e apoiar os alunos. Sabemos que quanto mais calmos, mais segurança eles sentirão”, comenta Reginaldo.

Sobre o curso

Além de promover a inclusão de estudantes que não têm condições de pagar um cursinho particular, o Pré-Vestibular Social de Macaé proporciona a revisão dos conteúdos ministrados no Ensino Médio e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares de todo país, sem nenhum custo. Em breve, a Secretaria de Educação vai divulgar data de inscrição para novos alunos do curso.

Com o lema "Abrindo portas para universidade", o curso, que funciona na Cidade Universitária , acontece nos turnos da manhã (7h20 às 12h10 e tarde (13h20 às 18h), no bloco A da Cidade Universitária. Já o turno da noite (18h20 às 22h20) atende os alunos no bloco C, e a secretaria funciona no prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

Antes de ingressar no Pré-Vestibular Social, os estudantes participam de palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional. Já no decorrer do módulo, os alunos realizam simulados, seguindo padrões dos exames da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Para reforçar a grade, a coordenação do curso incluiu na grade a disciplina de “Atualidades” com enfoque para as disciplinas de Filosofia e Sociologia.

O curso também é a chance para aqueles que estão longe dos estudos e desejam  ingressar em uma faculdade. As aulas seguem o calendárioletivo da rede municipal. O aluno que apresentar cinco faltas injustificadas perderá a vaga, o que acarreta no preenchimento de vagas dos alunos excedentes.

Ofertado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, o cursinho também conta com a parceria da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: