Macaé News
Cotação
RSS

Conscientização sobre câncer de mama prossegue

Publicado em 16/10/2017 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A programação do Outubro Rosa prosseguirá na quarta-feira (18), na Câmara Municipal, às 9 horas

A programação do Outubro Rosa prosseguirá na quarta-feira (18), na Câmara Municipal, às 9 horas

A programação do Outubro Rosa prossegue no município. Nesta segunda-feira (16), pacientes que aguardavam atendimento no Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc), no bairro Aroeira, tiveram acesso a informações sobre prevenção ao câncer de mama.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, a médica Alessandra Lofiego, destacou que o autoexame vale uma vida e deve ser realizado mensalmente.


- É um ato de amor por você e pelos outros, pois a doença, se diagnosticada precocemente, tem grandes chances de cura. Por isso é importante examinar os seios depois do ciclo menstrual e verificar se há nódulos ou secreções -, explicou.

No bate papo com os pacientes, Dra. Alessandra enfatizou a importância do autoexame e, se constatado algo diferente nos seios, é essencial a marcação de consulta com um ginecologista.

Ainda segundo a médica, caso a pessoa seja diagnosticada com a doença, o tratamento dependerá de cada paciente. Geralmente é realizado com quimioterapia, radioterapia e intervenções cirúrgicas. O acompanhamento deve ser feito durante cinco anos após o tratamento.

- A mamografia geralmente é indicada para mulheres de 50 a 69 anos. Mas, se a pessoa tiver um caso na família, deve realizar a prevenção - acrescentou.

Alessandra informa, ainda, que todas as pacientes atendidas no Nuamc e que necessitam realizar o exame de mamografia, são encaminhadas ao Controle e Avaliação para marcação. "São realizadas, em média, 2,5 mil mamografias por ano", completou.

A dona de casa Luciana de Souza, 42 anos, conta que não costuma examinar seus seios. "Agora que ouvi as informações da médica ficarei mais atenta e vou procurar examinar meu corpo", disse.

Outra paciente que estava no Nuamc para atendimento, a dona de casa Rejane Ribeiro Nunes, 48 anos, disse que procura ir ao ginecologista regularmente, mas ainda não fez o exame de mamografia. "Ainda não precisei fazer esse exame, mas achei muito importante as informações sobre como prevenir o câncer de mama", afirmou.

A coordenadora do Nuamc, Tatiane Félix, esclarece que o núcleo funciona de segunda a sexta-feira. Nas terças, quartas e quintas, a unidade fica aberta de 7h às 21h. Já às segundas e sextas-feiras, de 7h às 19h. O núcleo fica localizado na Rua Francisco Alves Machado, 235, Aroeira. "A marcação é realizada uma vez por mês. A próxima marcação será no dia 18 de novembro, a partir das 13 horas", informou.

Atendimento médico individualizado será realizado no dia 23

A programação do Outubro Rosa prosseguirá na quarta-feira (18), na Câmara Municipal, às 9 horas, quando será realizada uma roda de conversa.

Para encerrar o mês, no dia 23, a partir das 9 horas, será proporcionado atendimento médico individualizado, com informações sobre saúde, autoexame e exame de mama no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). A ação conta com a parceria da Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres (SEMDSDH) e o Programa Saúde da Mulher.

No dia 5 de novembro, a partir das 7 horas, a corrida Outubro Rosa e o Novembro Azul movimentarão a orla da Praia dos Cavaleiros. Inscrições pelo site "Ticket Agora", no valor de R$ 90. Idosos têm 50% de desconto. O evento é de iniciativa privada com apoio da Prefeitura de Macaé.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário