Macaé News
Cotação
RSS

Outubro Rosa prossegue com atividades de conscientização contra o câncer de mama

Publicado em 09/10/2017 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Uma palestra sobre mama voltada a profissionais da rede municipal de saúde foi a programação desta segunda-feira (9), na campanha de conscientização Outubro Rosa, em Macaé. Nesta manhã, no auditório do Paço Municipal, o médico mastologista da rede, Leonardo França, falou sobre o assunto e tirou dúvidas quanto a nódulos malignos e, também, alterações funcionais benignas da mama, casos nos quais são necessárias, em alguns casos, cirurgias para a retirada desses nódulos.

A fala foi voltada a todos os profissionais da Atenção Básica de Saúde: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, que aprenderam um pouco mais, com a experiência do profissional, como lidar com esses casos.

A gerente do Programa da Mulher, Alessandra Lofiego, ressaltou que, embora seja necessário estar atenta durante todo o ano, é importante essa massificação da informação sobre a conscientização contra o câncer de mama, durante o mês de outubro.

- Desde quando se começou com a campanha Outubro Rosa, aumentou o número de diagnósticos precoces. E, embora seja muito comum após os 50 anos, quando os exames de mamografia são obrigatórios, tem sido cada vez mais rotineiro o câncer de mama em mulheres jovens. Já vimos casos em mulheres de 35 anos, 23 e até 16 anos, no ano passado. Sabemos que os hábitos de vida, alimentares, com a questão dos hormônios, têm influência nesta questão. A realidade de hoje é bem diferente da geração passada – explica Alessandra.

Para a gerente, é fundamental a conscientização sobre o autoexame e também sobre a necessidade de se ir, frequentemente, ao ginecologista. Lofiego observa que a programação prossegue até o fim do mês. Nesta terça-feira (10), ela estará com uma equipe fazendo uma palestra sobre o tema na maçonaria. No próximo dia 16, a partir das 9h, a atividade será no Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança do bairro Aroeira (Nuamc). Já no dia 19, a equipe estará na Câmara Municipal, também às 9h, para uma roda de conversa.

Encerrando o mês, uma programação é preparada para o dia 23, a partir das 9h, na Coordenadoria Especializada de Atendimento à Mulher (Ceam), em uma parceria entre a Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres (SEMDSDH) e o Programa Saúde da Mulher (Saúde), com o objetivo de proporcionar às mulheres atendimento médico individualizado, com informações sobre a saúde da mulher, autoexame e exame de mama.

Já no dia 5 de novembro, a partir das 7h, a Corrida Outubro Rosa e o Novembro Azul movimentará a orla da praia dos Cavaleiros. Inscrições pelo site "Ticket Agora", no valor de R$ 90,00. Idosos têm 50% de desconto.

A campanha

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. A ação começou em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença. No Brasil, o movimento aconteceu em outubro de 2002, em São Paulo. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas de rosa como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher. O fato se repete a cada ano.

› FONTE: SECOM


sem comentários

Deixe o seu comentário