Macaé News
Cotação
RSS

Macaé é sede de encontro regional do Proinfância

Publicado em 24/03/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Encontro da Educação Pró-Criança Foto Bruno Campos

Encontro da Educação Pró-Criança Foto Bruno Campos

nesta segunda-feira (24) o encontro de trabalho do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). A reunião realizada no Paço Municipal integrou coordenadores e representantes da Educação Infantil dos municípios de Araruama, Búzios, Cabo Frio, Conceição de Macabu, Saquarema, Rio das Ostras, além de Macaé.

Por meio do programa, o município, deve inaugurar ainda neste primeiro semestre a Escola Municipal de Educação Infantil Vila Badejo. A obra que é uma construção do projeto Proinfância do Governo Federal - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vai atender 120 alunos na faixa de dois e três anos em tempo integral.

A unidade, vai funcionar em espaço próprio e contará com nove salas de aulas, sala de professores, sala multiuso, recepção, banheiros infantis e de adultos e com acessibilidade, bem como sala de repouso.

Reunião - A programação teve o objetivo de dar continuidade ao assessoramento das cidades contempladas com o Proinfância. Para isso, a consultora do Ministério da Educação (Mec) e do Proinfância no estado Rio de Janeiro, Maria de Fátima Malheiro, apresentou a política de Educação Infantil no estado com a proposta de aprofundar estudos sobre a elaboração da proposta pedagógica, seguindo as diretrizes curriculares nacionais do segmento infantil.

Na ocasião, também foi destacada a importância dos eixos norteadores da Educação Infantil, que são: brincadeiras e interações. “Temos que trabalhar em prol do conhecimento mediante à teoria, prática e fortalecimento dos objetivos”, disse a consultora.

Destaque - Na oportunidade, Fátima Malheiro, elogiou a iniciativa da rede municipal de Macaé, que mesmo antes de inaugurar a Escola de Educação Infantil Vila Badejo, já conta com uma equipe que planeja o projeto pedagógico e a organização curricular. “Macaé é um dos únicos municípios que percorri, que teve esta ação antecipada e exitosa. Só tenho que parabenizar a secretaria de Educação de Macaé, que está seguindo as orientações do Ministério da Educação de maneira louvável”, ressaltou.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a previsão é que novas cinco escolas sejam implantadas por meio do Proinfância no município . “A proposta é que a rede municipal conte com unidades padronizadas e com estilo inovador proposto pelo programa”, salientou.

Para a subsecretária de Educação Infantil, Cristina Burle, o Proinfância significa mais um avanço na rede municipal. “O segmento infantil trabalha com empenho para a melhor qualidade do ensino e em prol da qualificação dos profissionais. Para isso, começa a partir de abril a Formação Continuada da Educação Infantil. Um deles será presencial sobre o tema “Múltiplas Linguagens” e outro à distância com parceria do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM)”, pontuou.

Proinfância - O governo federal criou o Proinfância com vistas à construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.

Outro objetivo do programa é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário