Macaé News
Cotação
RSS

Alunos se preparam para regional de robótica neste sábado

Publicado em 30/08/2017 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Em Macaé, a robótica envolve 11 escolas municipais

Em Macaé, a robótica envolve 11 escolas municipais

A rede municipal se prepara para participar neste sábado (2) da etapa estadual da 11ª Olimpíada Brasileira de Robótica. A programação, que vai acontecer no Senai, no bairro Benfica, Rio de Janeiro, contará com seis equipes representantes de Macaé, além de escolas públicas e privadas do estado.

A fase estadual contará com integrantes das equipes Mids, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão; Robóticos Daflon, da Escola Municipal Eda Moreira Daflon e Sanadroid, medalha de ouro da categoria nível II (Ensino Médio) na etapa regional realizada em julho, em Macaé.

Os alunos que participam do programa inovareaprender intensificaram os treinos nos laboratórios. A Olimpíada Brasileira de Robótica conta com duas categorias: a nível um, voltada aos alunos do atual Ensino Fundamental, de nove anos e nível dois, direcionada aos estudantes do Ensino Médio, técnico (ou equivalente), incluindo alunos matriculados em cursinho pré-vestibular (em Instituição de Ensino). Macaé é um dos municípios que mais cresce no Estado do Rio na área da robótica educacional.

Durante a prova prática, os alunos vão participar de desafios com protótipos criados para soluções de resgate. Com o tema "Soluções para resgate", cada equipe será responsável por robôs desenvolvidos para enfrentar sozinhos vários obstáculos em uma pista de competição, que receberá a avaliação de uma comissão de árbitros.

Além do circuito com protótipos, as equipes vão fazer parte do "hackaton" (maratona de soluções tecnológicas sobre resgates, prevenção de acidentes e primeiros socorros). Também haverá circuito de palestras e oficinas no Lab Senai.

Em Macaé, a robótica envolve 11 escolas municipais. As estações de robótica integram diretamente 1,5 mil estudantes. Além disso, cerca de cinco mil alunos participam indiretamente de outras atividades com os robôs.

Educação quer ampliar robótica para mais escolas
A proposta, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, é ampliar a robótica para outras escolas. O trabalho favorece a aprendizagem de várias disciplinas. A expectativa, de acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, é que Macaé tenha bons resultados na etapa estadual. "Contamos com alunos e profissionais comprometidos. A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década", ressalta.

Já a responsável pela robótica na rede municipal, Luemy Ávila, frisa que o inovareaprender é importante por oferecer oportunidade aos alunos em trabalhar com linguagem de programação e prototipagem de forma lúdica. "O projeto se destaca por todos aprenderem juntos e trabalharem em parceria. Todos os envolvidos se tornam pesquisadores e descobrem soluções de problemas de acordo com as demandas de pesquisas", pontua.

Ganhadores vão para a etapa nacional
A etapa do dia 2 de setembro será marcada pela disputa para a etapa nacional, que ocorrerá no período de 7 a 11 de novembro, em Curitiba (PR). Esta fase contará com a equipe campeã nacional de 2016 e as classificadas das etapas estaduais. As melhores equipes da OBR 2017 irão disputar a categoria RoboCupJr Rescue Line, na RoboCup, competição internacional de robótica, que vai acontecer em Montreal, no Canadá, em junho de 2018.

› FONTE: SECOM Macaé


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: