Macaé News
Cotação
RSS

Inscrições para concurso Boas Práticas do Livro Didático vão até 11 de setembro

Publicado em 28/08/2017 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Estão abertas até o dia 11 de setembro as inscrições para o concurso Boas Práticas das escolas na Gestão do Livro Didático. Podem se inscrever unidades que atendem turmas do Ensino Fundamental, Educação de  Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Para participar o interessado deve elaborar um plano de apoio à gestão e encaminhar para a sala 211 da Secretaria Educação. Macaé se destaca pela prática de utilização e conservação do livro didático. Recentemente, o município ganhou reconhecimento da Coordenação  de Apoio  às Redes de Ensino do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os diretores de escolas municipais têm até o dia 4 de setembro para escolher os livros didáticos para alunos das turmas de Ensino Médio. A seleção será feita no guia digital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)-2018. Uma novidade, deste ano letivo, é a disponibilização do livro didático para disciplina de Artes. O material didático servirá para expandir as possibilidades de atividades artísticas junto aos alunos do 6º ao 9º ano.

Com o concurso, a proposta da rede municipal é destacar ações eficazes desenvolvidas nas escolas municipais como execução  das campanhas educativas, remanejamento de livros e conservação adequada. Outro objetivo é reforçar a utilização do livro como importante recurso  auxiliar na aprendizagem, estimulando  a devolução  dos livros pelos alunos no final do ano letivo.

Na programação, a escola será avaliada por uma comissão formada por representantes da equipe do Programa do Livro Didático. O Plano de Apoio à Gestão do Livro Didático será selecionado conforme os quesitos de criatividade, efetivação das ações sistematizadas pela escola, originalidade e coerência dos slogans com o tema do concurso. A divulgação dos resultados será no dia 20 de setembro. A escola escolhida receberá, no mês de outubro, homenagens e premiação simbólica em data que ainda será divulgada.

Desde o início do ano letivo, Macaé desenvolve  a campanha “Pratique cidadania. Cuide bem do seu livro didático”. Uma das atividades é o  concurso de slogan do Livro Didático. Entre as escolas que já mobilizaram os alunos está o Colégio Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol). Cerca de 900 alunos participaram da eleição no mês de julho. Os dois slogans com maior votação serão encaminhados para a final do concurso que vai acontecer em outubro na Secretaria de Educação.

Empenho - Victor Gabriel Oliveira, Lucas Barreto e Breno Machado fizeram questão de participar da programação." Precisamos preservar nossos livros. Estou animado escrevi três slogans para campanha e um deles foi escolhido". A estudante Tainá Oliveira, 13 anos, comenta que ficou animada com o concurso, pois ama ler e escrever. "Temos que ser cuidadosos com o empréstimo dos livros que servirão para outros colegas na escola e em casa",  conta.

A professora responsável pelo livro didático, Jaine dos Santos lembra que a parceria com os professores e equipe gestora foi essencial. "Durante 30 dias, nossos alunos participaram da produção de slogans. Também houve escolha com integrantes da equipe pedagógica e alguns professores. Ficamos satisfeitos em ver que nossos alunos têm consciência quanto à preservação do livro que contribuem com a formação cidadã". Ela frisa que a cada três anos, o pai ou responsável assina termo de responsabilidade quanto devolução e cuidado com o livro didático.  

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: