Macaé News
Cotação
RSS

Produtos orgânicos, prato vegano, alimentos naturais e coleta seletiva de lixo no 8º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia

Publicado em 15/08/2017 Editoria: Gastronomia sem comentários Comente! Imprimir


8º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia terá produtos orgânicos, prato vegano, alimentos naturais e coleta seletiva de lixo

8º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia terá produtos orgânicos, prato vegano, alimentos naturais e coleta seletiva de lixo

Consciente do seu papel de agente transformador da sociedade através da gastronomia, o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros nesta edição do 8 Festival Macaé de Cultura e Gastronomia fez uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN)  Serviço Social da Indústria (SESI) e com o grupo Mãe Orgânica para oferecer opções naturais e orgânicas durante o evento gastronômico.

Serão realizadas três palestras por dia, das 16h as 17h, 18h as 19h e 20h e 21h na  Unidade Móvel Sustentável do Programa, um caminhão com cozinha adaptada,  espaço interno climatizado e capacidade para acomodação de 24 participantes. Serão realizadas palestras com degustação, ministradas por equipe composta por nutricionista e auxiliar de cozinha, com carga horária de aproximadamente 1 hora cada.

A proposta das palestras é estimular o aprendizado a respeito da alimentação saudável, proporcionando uma prática de integração social, valorização do aspecto simbólico da alimentação e relaciona o preparo do alimento como uma atitude direcionada à saúde e à educação alimentar, em um momento prazeroso. Ao final, os participantes são convidados a degustar as receitas preparadas.

O SESI criou em 2004 o Programa Cozinha Brasil. Essa iniciativa, originada a partir do Programa Alimente-se Bem do SESI-SP, visa a promoção de uma alimentação saudável por meio da Educação Alimentar e Nutricional. Seu objetivo é estabelecer um processo educativo permanente, voltado a colaborar com a mudança de comportamento em relação à produção, preparação e consumo dos alimentos, promovendo uma cultura de saúde, bem-estar e desenvolvimento com sustentabilidade.

Além das opções de suco e saladas do caminhão truck do Programa Cozinha Brasil, o 8 Festival traz também entre os seus 19 pratos, o Penne  com mix de cogumelos frescos, azeite extra virgem e especiarias, do Chef Ishina Giarola, Restaurante Puro e Simples do Sana.

Já a  Mãe Orgânica é um projeto de vida que nasceu com o desejo de contribuir com a preservação do Meio Ambiente para termos saúde começando pelas escolhas alimentares. O Projeto incentiva as pessoas, em especial as mães, a escolherem alimentos que protegem a vida em toda a sua cadeia de produção.

O projeto prega o  consumo de alimentos oriundos de agriculturas alternativas como: a biológica, natural, permacultura, biodinâmica e orgânica é uma das formas de preservar a vida e garantir saúde para nossos filhos e para as futuras gerações.

O Programa Cozinha Brasil é realizado por meio de cursos, oficinas e palestras ministrados por nutricionistas, e ensina como ter uma alimentação saudável, nutritiva, equilibrada e saborosa, contribuindo ainda com a diminuição do desperdício através do aproveitamento integral do alimentos. O Programa alia, portanto, economia, qualidade e sabor, tendo como base um dos seus princípios fundamentais o consumo consciente. As orientações e receitas buscam respeitar as diversidades e costumes regionais e a utilização de alimentos típicos de cada localidade.

Outra parceria interessante de ser destaca nesta edição do Festival é com a empresa Macaense Ambiental para fazer a coleta seletiva de lixo produzido no evento.  A empresa de Gestão de Resíduos Industriais, localizada no Novo Cavaleiros; em uma base de 9.000 m², atua no mercado de resíduos há mais de 14 anos, oferecendo soluções para destinação final de resíduos offshore e onshore.

O Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros  realiza o 8 Festival Gastronômico, entre os dias 17 e 20 de Agosto na orla da Praia dos Cavaleiros. Os 18 pratos estarão sendo comercializados nos estandes por R$ 20,00 e uma sobremesa por R$15,00. O evento mantém a parceria com a 5 edição da Ciranda Literária de Macaé CLIM, oferecendo arte e cultura com autores, escritores e títulos. 

Haverão as food bikes da Guria Café e Brigaderia, Nuvem de Mel, Doce e Forma, Don Churrito,  Arquidelícias Ice Rolls sorvete na chapa, Pipokando pipocas gourmet, Café Caramelo, Cerejeira arte em madeira, Delícias no cone batatas rústicas, Kai kai balão guloseimas e Mirabolando Cake.  Um espaço kids com opções de entretenimento e lazer faz parte do cenário do festival, assim os pequenos poderão se divertir enquanto a família degusta os pratos. O evento começa na quinta e sexta as 18h e sábado e domingo a partir das 10h com entrada gratuita.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: