Macaé News
Cotação
RSS

P-58 entra em operação na Bacia de Campos

Publicado em 21/03/2014 Editoria: Petróleo e Gás sem comentários Comente! Imprimir


Unidade, localizada no Parque das Baleias, vai produzir simultaneamente no présal e no pós-sal
 
Mais uma plataforma de produção da Petrobras entrou em operação esta semana. A P-58 estava prevista no Plano de Negócios e Gestão 20142018. A unidade está localizada no complexo denominado Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos. A obra gerou cerca de 4.500 empregos diretos, 13.500 indiretos, e alcançou 64% de índice de conteúdo nacional.
 
A produção teve início por meio do poço 7-BFR-7-ESS, produtor de reservatório pré-sal, que apresentou excelente produtividade, conforme esperado. A P-58 é parte do projeto Norte de Parque das baleias, que compreende a produção dos campos de Baleia Franca, Cachalote, Jubarte, Baleia Azul e Baleia Anã.
 
A P-58 está instalada a aproximadamente 85 km da costa do Espírito Santo, em águas com profundidade de 1.400 metros. A ela serão interligados, nos próximos meses, 15 poços produtores, dos quais oito do pré-sal e sete do pós-sal, e nove poços injetores, por meio de 250 km de dutos flexíveis e dois manifolds submarinos, equipamentos que transferem o óleo dos poços para a plataforma.
 
A unidade é do tipo FPSO, que pode não só como produzir, armazenar e transferir petróleo. De acordo divulgou a estatal, a unidade tem capacidade para processar diariamente até 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.
 
A exportação de óleo da plataforma será realizada por meio de navios aliviadores e o escoamento de gás natural por gasoduto até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, localizada no município de Linhares, no Espírito Santo.
 
Novas Plataformas
 
 Três novas plataformas entrarão em operação no segundo trimestre de 2014. Em Roncador, na Bacia de Campos, a plataforma P-62 irá desenvolver o campo em conjunto com as plataformas P-52, P-54 e P-55. Esta última entrou em produção em dezembro de 2013. No campo de Papa Terra, entrarão em operação a P-61 e a plataforma semissubmersível de apoio à perfuração de poços SS-88 TAD (Tender Assisted Drilling). Essas unidades desenvolverão a produção de Papa-Terra em conjunto com a P-63, que entrou em produção em novembro de 2013. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário